📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Pretensões
Atividade 1: Caça-Palavras
Monte um caça-palavras com as seguintes palavras relacionadas a "pretensões": estratégia, objetivo, sonho, desejo, ambição. Os alunos devem encontrar as palavras escondidas no grid de letras.
Exemplo de caça-palavras:
E S T R A T É G I A S O N H O E D E S E J O A M B I Ç Ã O A I O B J E T I V O
Atividade 2: Ligando as Pretensões
Peça aos alunos que escrevam no quadro cinco pretensões que eles têm para o futuro. Em seguida, divida a turma em grupos e dê a cada grupo cinco post-its. Em cada post-it, eles devem escrever uma ação ou um passo que precisam realizar para alcançar a pretensão escrita no quadro. Os grupos devem, então, colar os post-its em cada pretensão correspondente.
Exemplo:
Pretensões:
- Ser fluente em inglês
- Viajar para o exterior
- Conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho
- Comprar um carro
- Fazer um curso de pós-graduação
Ações:
- Fazer um curso de inglês
- Economizar dinheiro
- Fazer networking
- Economizar dinheiro
- Pesquisar sobre programas de pós-graduação
Atividade 3: Pretensões Cruzadas
Divida a turma em pares e peça para cada aluno escolher uma pretensão para o futuro. Em seguida, eles devem entrevistar o seu parceiro para descobrir qual pretensão ele escolheu e as razões por trás dessa escolha. Ao final, cada aluno deve apresentar as pretensões do seu parceiro para a turma.
Exemplo:
Aluno A: Qual é a sua pretensão para o futuro? Aluno B: Eu gostaria de abrir meu próprio negócio. Aluno A: Por que essa pretensão é importante para você? Aluno B: Eu quero ter a minha independência financeira e ser meu próprio chefe.
Atividade 4: Jogo das Pretensões
Monte um jogo de tabuleiro com as pretensões que os alunos escreveram na atividade 2. Cada jogador deve escolher uma pretensão para começar. Em seguida, eles jogam um dado e avançam o número de casas correspondente ao resultado do dado. Cada casa representa uma ação ou um passo necessário para alcançar a pretensão escolhida pelo jogador. O jogador deve ler a ação em voz alta e responder se esse passo já foi realizado ou não. Se a ação já foi realizada, o jogador avança mais uma casa. Se não, ele permanece na mesma casa e passa a vez para o próximo jogador. O primeiro jogador a chegar ao final do tabuleiro e realizar todas as ações necessárias para alcançar a pretensão escolhida é o vencedor.
Exemplo:
Tabuleiro:
Início| Pós-graduação| Inglês| Networking| Economizar| Comprar carro| Viagem| Abertura do negócio| Fim
Nota: Essas atividades, exercícios e jogos são apenas sugestões e podem ser adaptadas de acordo com a idade e nível dos alunos.