📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Espichado
Atividade 1: Descobrindo palavras com "espichado" 1. Escreva a palavra "espichado" no quadro ou folha de papel. 2. Peça aos alunos que pensem em outras palavras que possam ser formadas com as letras dessa palavra. 3. Dê um tempo para que eles pensem e escrevam suas respostas. 4. Peça aos alunos para compartilharem suas palavras e verifique se elas são válidas.
Exemplos de palavras que podem ser formadas: chapeado, chispado, despacho, despichado, despiacho, despicado, espicho, picado, pochete, sapatilha, sapateado, sapateiro.
Exercício 1: Compreensão de leitura Leia o seguinte trecho e responda às perguntas:
"O gato espichado estava deitado no tapete da sala. Ele se esticou todo quando ouviu a porta se abrir. Era seu dono chegando em casa. O gato se levantou, espreguiçou e miou para seu dono."
- Onde o gato estava?
- O que ele fez quando ouviu a porta se abrir?
- Quem chegou em casa?
- O que o gato fez quando seu dono chegou?
Exercício 2: Formando frases com "espichado" Forme frases usando a palavra "espichado". Por exemplo: "O gato estava espichado no tapete da sala." Peça aos alunos para criarem suas próprias frases.
Algumas sugestões: A corda estava espichada entre as duas árvores. O menino pulou a cerca e ficou espichado no chão. A planta cresceu e ficou espichada em direção ao sol.
Jogo 1: Jogo da velha com palavras 1. Divida a classe em dois times. 2. Desenhe um quadro de jogo da velha no quadro ou em uma folha de papel grande. 3. Em cada quadrado, escreva uma letra aleatória. 4. Dê um tema para cada time, como animais, alimentos ou profissões. 5. Os times devem formar palavras que comecem com a letra do quadrado em que eles escolherem. 6. Eles devem escrever a palavra naquele quadrado. Se a palavra for válida, o time ganha o quadrado. 7. O objetivo do jogo é ganhar três quadrados em uma linha (horizontal, vertical ou diagonal).
Jogo 2: Forca 1. Escolha a palavra "espichado". 2. Desenhe um diagrama da forca no quadro ou em uma folha de papel. 3. Escreva um traço para cada letra da palavra. 4. Peça aos alunos para adivinhar as letras da palavra uma por vez. 5. Se eles acertarem, escreva a letra no traço apropriado. 6. Se eles errarem, desenhe uma parte do corpo na forca (cabeça, corpo, braços, pernas, etc.). 7. O objetivo do jogo é adivinhar a palavra antes que o boneco seja desenhado completamente.