📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Esquivasse
Atividade 1: Complete a frase
Peça para os alunos completarem a frase "Eu esquivasse do(a) ____". Cada aluno pode compartilhar sua resposta com a turma. Em seguida, discuta as diferentes situações em que esquivar pode ser uma atitude positiva ou negativa.
Exemplo de resposta: Eu esquivasse do cachorro que estava correndo em minha direção.
Atividade 2: Encontre as palavras
Escreva a palavra "esquivasse" em uma folha de papel e peça para os alunos encontrarem outras palavras dentro dela. Eles podem usar todas as letras, mas não podem usar uma letra duas vezes na mesma palavra. Dê um tempo limite e veja quem consegue encontrar o maior número de palavras.
Exemplo de palavras: quase, visa, viseira, sais, aquiesce, e outras.
Exercício 1: Antônimos
Escreva "esquivasse" em uma folha de papel e peça para os alunos escreverem o antônimo (palavra que tem o significado oposto) ao lado dela. Por exemplo, o antônimo de esquivasse é enfrentasse.
Exemplo de antônimos: Encarasse, encararia, enfrentasse, enfrentaria, etc.
Exercício 2: Verbos semelhantes
Escreva "esquivasse" em uma folha e peça para os alunos escreverem outros verbos que tenham um significado semelhante ou relacionado. Exemplos podem incluir: desviaria, fugiria, evitaria, etc.
Jogo 1: Esquivando dos obstáculos
Divida a turma em dois times e peça para cada time escolher um "esquivador". Os esquivadores devem correr de um lado para o outro da sala enquanto os outros alunos jogam objetos para tentar acertá-los. Os esquivadores ganham pontos para cada objeto que conseguem esquivar. Os times podem alternar quem é o esquivador em cada rodada.
Jogo 2: Esquivando das perguntas
Divida a turma em dois times e escolha um aluno de cada time para ser o "esquivador". Os outros alunos devem fazer perguntas para tentar descobrir uma palavra ou frase que o esquivador está pensando. O esquivador pode responder a pergunta de qualquer maneira, menos pelo sim ou não. Se os outros alunos adivinharem a palavra ou frase, o esquivador perde a rodada. Se ele sobrevive por um tempo determinado sem ser descoberto, ganha a rodada. Os times podem alternar quem é o esquivador em cada rodada.