📚 Qual o Significado da palavra Conjugação?
A conjugação é o ato ou o efeito de conjugar ou conjugar-se. A conjugação é a classificação das palavras que expressam ação, segundo as pessoas que a realizam, o tempo em que ela se dá e o modo como se dá.
📚 Qual a definição da palavra Conjugação?
A conjugação é o ato ou o efeito de conjugar ou conjugar-se. A conjugação é a classificação das palavras que indicam ação, segundo as pessoas que a realizam, o tempo em que ela se dá e o modo como se dá.
📚 Qual a História da palavra Conjugação?
A conjugação é o processo de alterar ou flexionar um verbo para que se adapte ao tempo, ao modo, à pessoa ou à quantidade. A conjugação de um verbo envolve mudanças na forma do verbo, de acordo com o tempo verbal, o modo verbal, a pessoa do sujeito e o número do sujeito. A conjugação é um aspecto importante da gramática de qualquer língua.
A palavra conjugação vem do latim conjugatio, que significa “unir” ou “juntar”. A conjugação de um verbo é o processo de juntar o verbo com o sujeito para formar uma frase. A conjugação é um aspecto importante da gramática de qualquer língua.
A conjugação de um verbo envolve mudanças na forma do verbo, de acordo com o tempo verbal, o modo verbal, a pessoa do sujeito e o número do sujeito. A conjugação é um aspecto importante da gramática de qualquer língua.
📚 Qual o Significado idiomático e regional da palavra Conjugação?
A conjugação é o processo de alterar ou flexionar um verbo para expressar o tempo, o modo, a voz, o aspecto, a pessoa ou o número. A conjugação de um verbo varia de acordo com a língua; portanto, um verbo conjugado em uma língua pode não estar conjugado da mesma forma em outra língua. Além do tempo, do modo, da voz, do aspecto, da pessoa e do número, a conjugação de um verbo pode variar de acordo com o gênero gramatical do sujeito (por exemplo, o verbo "ser" é conjugado de forma diferente quando o sujeito é masculino, feminino ou neutro) e se o verbo está sendo usado em sentido literal ou figurado.
📚 Qual o Significado em contexto da palavra Conjugação?
A conjugação é o ato ou o efeito de conjugar ou conjugar-se. A conjugação é a classificação das palavras que expressam ação, segundo as pessoas que a realizam, o tempo em que ela se dá e o modo como se realiza.
📚 Qual o Sinônimo da palavra Conjugação?
Conjugação pode ser sinônimo de:
- Ato ou efeito de conjugar
- Ato de unir ou ligar duas ou mais coisas
- Gramática: classe de verbos que se conjugam de acordo com o mesmo modelo
- Gramática: variação do verbo de acordo com o tempo, o modo, a pessoa e o número
📚 Qual a Ortografia e como se pronuncia a palavra Conjugação?
A conjugação é o ato ou efeito de conjugar. A conjugação de um verbo é a variação que sofre o seu radical, de acordo com o tempo, o modo, a voz, a pessoa e o número. A conjugação regular é aquela que segue o mesmo padrão de variação do radical para todos os verbos. Já a conjugação irregular é aquela que não segue um padrão de variação do radical, ocorrendo alterações no seu radical.
📚 Qual a classe gramatical da palavra Conjugação?
Nome da classe gramatical: substantivo feminino
📚 Como se separa a palavra Conjugação?
Separando a palavra "conjugação":
con-ju-ga-ção
📚 Qual o singular da palavra Conjugação?
Conjugação é o ato ou efeito de conjugar.
📚 Qual o feminino da palavra Conjugação?
O feminino da palavra Conjugação é Conjugação.
📚 Qual o masculino da palavra Conjugação?
O masculino da palavra Conjugação é o substantivo masculino Conjugação.
📚 Quantas letras tem a palavra Conjugação?
A palavra Conjugação tem: 10 letras
📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Conjugação
Com atividades, exercícios e jogos com a palavra conjugação
Conjugação é o ato ou efeito de conjugar ou conjugar-se. A conjugação de um verbo é o modo como ele é flexionado para se adaptar ao sujeito de uma oração, de acordo com o tempo, o modo, o número e a pessoa.
Para conjugar um verbo, basta saber o seu infinitivo. O infinitivo é a forma não conjugada do verbo, ou seja, o verbo no seu estado natural. Por exemplo, o infinitivo do verbo “comer” é “comer”. A partir do infinitivo, é possível conjugar o verbo de acordo com as regras gramaticais.
Existem três grandes grupos de conjugação de verbos em português: os verbos regulares, os verbos irregulares e os verbos defectivos.
Os verbos regulares são aqueles que seguem as mesmas regras de conjugação. Por exemplo, o verbo “comer” é regular, pois basta acrescentar o sufixo “-er” para conjugá-lo no presente do indicativo. Já o verbo “beber” é irregular, pois não segue as mesmas regras de conjugação.
Os verbos irregulares são aqueles que apresentam alterações na raiz do verbo, ou seja, na parte que não sofre alterações quando o verbo é conjugado. Por exemplo, o verbo “ir” é irregular, pois a sua raiz muda de “v” para “f” quando conjugado no presente do indicativo. Já o verbo “saber” é regular, pois a sua raiz não sofre alterações quando conjugado.
Os verbos defectivos são aqueles que não podem ser conjugados em todas as pessoas do discurso. Por exemplo, o verbo “poder” só pode ser conjugado na 1ª e 2ª pessoas do singular e na 3ª pessoa do plural. Já o verbo “querer” pode ser conjugado em todas as pessoas do discurso.
📚 Quais exemplos de Uso da palavra Conjugação?
Com exemplos.
A Conjugação é o ato ou efeito de conjugar.
Exemplos:
- A Conjugação dos verbos regulares em português é bastante simples.
- A Conjugação dos verbos irregulares, por outro lado, pode ser um pouco mais complicada.