📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Trouxéssemos
1) Montar frases com a palavra trouxéssemos, usando diferentes tempos verbais, como presente, passado e futuro.
Exemplo: - Se trouxéssemos mais comida, teríamos um jantar mais completo. - Ontem, trouxéssemos presentes para todos os convidados da festa. - Quando trouxéssemos os materiais necessários, poderíamos começar a construir a casa.
2) Jogo de memória: em uma folha de papel, escrever a palavra trouxéssemos e em outra folha, escrever uma frase que inclua essa palavra. Embaralhar as folhas e colocá-las viradas para baixo em uma mesa. Os jogadores devem virar duas folhas de cada vez, tentando encontrar a combinação da palavra com a frase. O jogador que encontrar mais pares ganha o jogo.
Exemplo: - Folha 1: trouxéssemos - Folha 2: Se trouxéssemos mais comida, teríamos um jantar mais completo.
3) Exercício de escrita: pedir aos alunos para criar uma história em que a palavra trouxéssemos seja utilizada. Incentivar a criatividade e a elaboração de personagens e situações diferentes.
Exemplo: - Em uma viagem ao exterior, nós trouxéssemos muitas lembranças para nossos amigos e familiares. Mas, durante a viagem, tivemos alguns problemas que quase nos impediram de levar as lembranças. Foi uma aventura emocionante e divertida que nunca esqueceremos.
4) Caça-palavras: criar um caça-palavras com a palavra trouxéssemos e outras palavras relacionadas ao tema, como viagem, presente, bagagem, entre outras. Os jogadores devem encontrar todas as palavras escondidas na grade de letras.
Exemplo: T R O U X É S S E M O S A V I A O G P R E S E N T E G L R S A C S B A G A G E M L T E S S S E S I T U A Ç Ã O E M T R U O C V I A G E M T C O I T E R A T I V A E N C O N T R A C X Z Y W
5) Jogo de tabuleiro: criar um jogo de tabuleiro em que a palavra trouxéssemos seja uma das palavras-chave. Por exemplo, os jogadores podem percorrer um caminho que simule uma viagem, tendo que coletar diferentes objetos ao longo do caminho. Em cada parada, os jogadores devem responder perguntas sobre a viagem e as coisas que trouxéssemos.
Exemplo: - Em um jogo de tabuleiro chamado "Viagem pelo mundo", os jogadores devem percorrer um caminho que inclui diferentes países e cidades. Em cada parada, uma carta é sorteada com perguntas sobre o lugar visitado. Se o jogador responder corretamente, ganha um objeto que pode ser adicionado à bagagem. No final da viagem, o jogador que trouxéssemos mais objetos ganha o jogo.