📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Sucessores
Atividade 1: Sucessores em Sequência Materiais: nenhum
Instruções: 1. O professor fala um número, por exemplo 5. 2. Os alunos devem falar os próximos três números sucessores em sequência, ou seja, 6, 7 e 8. 3. O professor pode aumentar o nível de dificuldade, pedindo mais ou menos sucessores em sequência ou desafiando os alunos a encontrarem o número anterior.
Atividade 2: Bingo de Sucessores Materiais: cartelas de bingo, números de 1 a 100 escritos em pedaços de papel, marcadores.
Instruções: 1. Distribua as cartelas de bingo para os alunos. 2. Coloque os números escritos em pedaços de papel em um saco ou caixa. 3. Sorteie os números e leia em voz alta. 4. Os alunos devem marcar os sucessores dos números sorteados em sua cartela. 5. O primeiro aluno a marcar todos os sucessores de sua cartela grita "Bingo!" e ganha a partida.
Atividade 3: Sucessores em Movimento Materiais: espaço amplo, cones ou objetos para marcar o percurso.
Instruções: 1. Marque uma área de movimentação para os alunos. 2. Escolha um aluno para iniciar a atividade. 3. O aluno deve dizer um número qualquer e, em seguida, pular para frente o número de sucessores do número dito. 4. O próximo aluno repete a ação e assim por diante. 5. Caso um aluno erre a quantidade de sucessores ou caia fora do espaço de movimentação, ele é eliminado. 6. O último aluno que permanecer na atividade é o vencedor.
Exercício: Encontre os Sucessores Materiais: nenhum
Instruções: 1. O professor escreve uma lista de números em uma lousa ou papel, por exemplo: 3, 6, 9, 12, 15, 18. 2. Peça aos alunos que encontrem os sucessores dos números listados e escrevam ao lado, por exemplo: 4, 7, 10, 13, 16, 19. 3. O professor pode variar a atividade pedindo aos alunos para encontrarem os sucessores dos sucessores ou para encontrarem o número anterior.
Jogo: Sucessor Maluco Materiais: cartas de baralho.
Instruções: 1. Embaralhe as cartas de baralho e distribua uma carta para cada aluno. 2. O primeiro aluno deve dizer o número que é o sucessor da carta que ele recebeu. 3. O aluno seguinte deve dizer o sucessor do número dito pelo aluno anterior. 4. O jogo segue em círculo até que um aluno erre o sucessor. 5. O aluno que errar é eliminado e o jogo continua até que reste apenas um jogador.