📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Reportagens
Atividade 1: Caça-palavras de reportagens
Monte um caça-palavras com palavras relacionadas a reportagens, como "jornalismo", "entrevista", "notícia", "investigação", "cobertura", entre outras. Os alunos terão que encontrar as palavras na grade de letras e marcar com uma cor diferente.
Exemplo de grade de letras:
J O R N A L I S M O I N T E R V I S T A N O T Í C I A S K V H G F R E W Q A E D C X Z T Y U B S D A D H D A V O T U Y T R E Q W A
Exercício 1: Análise de notícias
Peça aos alunos para escolherem uma notícia de um jornal, revista ou site e analisá-la. Eles devem responder às seguintes perguntas:
- Qual é o tema da notícia?
- Quem são as pessoas envolvidas na notícia?
- Qual é o objetivo da reportagem?
- A notícia apresenta fatos ou opiniões?
- A notícia é imparcial ou apresenta algum tipo de viés?
- A notícia tem alguma mensagem subjacente?
Depois de responderem às perguntas, os alunos podem apresentar suas análises para a turma e discutir como a mídia influencia a formação de opinião pública.
Jogo 1: Reportagem falsa
Divida a turma em grupos e peça para cada grupo criar uma reportagem falsa sobre um tema qualquer. As reportagens devem ser convincentes e apresentar fatos fictícios de forma plausível. Depois que todos os grupos terminarem, eles devem ler suas reportagens para a turma, e os outros grupos têm que adivinhar se a notícia é verdadeira ou falsa. O grupo que enganar a maioria dos outros ganha o jogo.
Atividade 2: Entrevista fictícia
Peça aos alunos para escreverem perguntas e respostas para uma entrevista fictícia com uma personalidade famosa, como um cantor, ator ou escritor. Eles devem imaginar o que a personalidade responderia às perguntas e criar uma história interessante. Depois que todos tiverem terminado, a turma pode ler as entrevistas em voz alta e votar na melhor.
Exercício 2: Investigação jornalística
Peça aos alunos para escolherem um tema de interesse social e investigá-lo. Eles podem entrevistar pessoas, coletar dados, pesquisar em fontes confiáveis e escrever um relatório com suas descobertas. O objetivo da atividade é incentivar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos.
Jogo 2: Palavra-chave
Este jogo é uma versão de "Stop" ou "Adedonha". Escolha uma letra aleatória e peça aos alunos para escreverem palavras-chave relacionadas a reportagens que comecem com essa letra, como "jornalismo", "editorial", "noticiário", "reportagem" e assim por diante. O primeiro aluno que terminar grita "stop" e todos devem parar de escrever. Cada palavra que começar com a letra escolhida vale um ponto. O aluno que tiver mais pontos no final do jogo ganha.