📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Projetais
Atividade 1: Caça-palavras
Encontre as seguintes palavras relacionadas a projetéis na sopa de letras:
B A L A S A Z E W K E X P L O S I V O P O T Ê N C I A L C A N H Ã O I W U P T R A J E T Ó R I A E N E R G I A K L J I N C L I N A Ç Ã O S O F T W A R E O L A N Ç A M E N T O
Atividade 2: Ligando pontos
Conecte os pontos numerados em ordem numérica para desenhar a trajetória de um projétil lançado com um ângulo de 45 graus.
1 2
Atividade 3: Desenho de lançamento de projétil
Desenhe um desenho de um projétil sendo disparado por um canhão em uma determinada inclinação. Adicione anotações para indicar a velocidade inicial, a altura máxima, a distância percorrida e a energia cinética do projétil.
Exercício 1: Cálculo de potencial de energia
Um projétil de 2 kg é lançado verticalmente para cima com uma velocidade de 20 m / s. Qual é a energia potencial do projétil quando ele atinge a altura máxima?
Resposta: A energia potencial do projétil é igual a sua massa (2 kg) multiplicada pela aceleração da gravidade (9,8 m / s²) multiplicada pela altura máxima (que podemos calcular usando a fórmula v² = u² + 2as, onde v é a velocidade final, u é a velocidade inicial, a é a aceleração e s é a distância percorrida).
v = 0 m / s (velocidade final no ponto mais alto) u = 20 m / s (velocidade inicial) a = -9,8 m / s² (aceleração devido à gravidade) s = 20² / 2 * 9,8 = 204,08 m (distância percorrida até atingir a altura máxima)
Portanto, a energia potencial do projétil é:
E = mgh E = 2 kg x 9,8 m / s² x 204,08 m E = 3993,6 J (joules)
Exercício 2: Cálculo de trajetória
Um projétil é lançado horizontalmente com uma velocidade de 50 m / s de cima de um penhasco. O penhasco tem uma altura de 100 m. Quanto tempo leva para o projétil atingir o solo e a que distância do penhasco ele cai?
Resposta: Podemos usar as equações de movimento para calcular quanto tempo o projétil leva para atingir o solo e a que distância ele cai.
v = u + at s = ut + ½ at²
Para o movimento horizontal:
u = 50 m / s a = 0 m / s² (não há aceleração horizontal) s = x (a distância que o projétil percorre antes de atingir o solo) t = ?
s = ut x = 50 m / s x t t = x / 50
Para o movimento vertical:
u = 0 m / s (o projétil é lançado horizontalmente, não verticalmente) a = 9,8 m / s² (aceleração devido à gravidade) s = -100 m (queda de 100 m) t = t (o tempo que demora para atingir o solo, que é o mesmo para o movimento horizontal e vertical)
s = ut + ½ at² -100 = 0 x t + ½ x 9,8 x t² t² = 20,41 t = 4,52 s
Portanto, o projétil cai a uma distância de:
x = 50 x 4,52 x = 226 m