📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Problematizei
Atividade 1: Problematizei ou não?
Escreva uma lista de afirmações problemáticas e não problemáticas. Peça aos alunos para lerem cada afirmação e decidirem se ela é problemática ou não. Depois de classificar cada afirmação, peça aos alunos para explicarem por que consideraram a afirmação problemática ou não problemática.
Exemplo de afirmação não problemática: "O sol é uma estrela." Exemplo de afirmação problemática: "As mulheres são menos competentes que os homens no ambiente de trabalho."
Atividade 2: Problematizei e Agora?
Escolha um tema ou problema específico, como bullying na escola ou desigualdade de gênero, e peça aos alunos para "problematizá-lo". Eles devem escrever uma lista de questões e problemas relacionados ao tema. Em seguida, divida os alunos em grupos e peça para discutirem e encontrar soluções para esses problemas.
Exemplo de tema: Desigualdade de gênero - Por que as mulheres são pagas menos que os homens para o mesmo trabalho? - Como podemos garantir igualdade de oportunidades para mulheres em cargos de liderança? - Como podemos promover a conscientização sobre os estereótipos de gênero na sociedade?
Exercício: Problematizei o meu próprio ponto de vista
Peça aos alunos para escreverem uma opinião ou ponto de vista que eles têm sobre um determinado tema. Em seguida, peça a eles para "problematizar" seu próprio ponto de vista, examinando as possíveis falhas ou limitações em sua argumentação. Peça para escreverem uma nova versão da sua posição que leve em conta as questões problemáticas que eles identificaram.
Exemplo de ponto de vista: "Os videogames violentos não têm efeito sobre o comportamento das crianças." Versão problematizada: "Embora possa ser verdade que a maioria das crianças possa jogar videogames violentos sem desenvolver comportamentos violentos, ainda há um pequeno grupo de crianças que são mais suscetíveis a esse tipo de influência".
Jogo: Problematizando as Placas
Divida a sala em grupos e distribua uma placa (comum nas ruas de trânsito) para cada grupo. Cada placa deve ter uma mensagem clara, mas que possa ser interpretada de diferentes maneiras. Peça aos grupos para "problematizarem" a placa, explicando as diferentes maneiras como ela pode ser interpretada e os problemas que isso pode causar. O grupo que identificar mais problemas e interpretações do que os outros vence.
Exemplo de placa: "Crianças brincando" Possíveis interpretações problemáticas: - As crianças brincam naquela área o tempo todo, então os motoristas devem dirigir mais devagar. - As crianças estão sempre brincando e correndo pelo bairro, por isso os motoristas devem ficar atentos. - As crianças estão brincando agora, mas normalmente não brincam aqui. - As crianças estão brincando, mas não é seguro para elas ficarem nessa área. - As crianças brincando na rua é um problema grave que precisa ser resolvido.