📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Prestidigitará
Atividade 1: Caça-Palavras
Escreva a palavra "prestidigitará" em uma matriz de letras e crie um caça-palavras com outras palavras relacionadas à prestidigitação, como "ilusionista", "truque", "cartas", "mágico", "espetáculo" etc.
Exemplo:
I L U S I O N I S T A E S P E T Á C U L O M Á G I C O E V E N T O N A I P E S C A R T A S T R U Q U E S T E F O O S S E P T V K P C N E Y M A R C O N N W A R T I S T A I O P T R Á P I D O W M E U Á E A R G N E T R Ç
Atividade 2: Palavras Cruzadas
Crie um jogo de palavras cruzadas com dicas relacionadas à prestidigitação e use a palavra "prestidigitará" como uma das respostas.
Exemplo:
Horizontal: 2. Arte de fazer truques de mágica 4. Conjunto de cartas usadas por mágicos 7. Pessoa que pratica a prestidigitação 9. Habilidade de movimentar as mãos com destreza 10. Objeto usado para distrair a atenção do público
Vertical: 1. Técnica de fazer objetos desaparecerem 3. Atividade realizada em um palco de teatro 5. Conjunto de habilidades usadas por um prestidigitador 6. Animal que é frequentemente usado em truques de mágica 8. Ação de realizar um truque de mágica em público
Atividade 3: Jogo de Adivinhações
Divida os participantes em duas equipes: uma equipe escolhe uma palavra relacionada à prestidigitação (por exemplo, mágica), e a outra equipe precisa adivinhar a palavra fazendo perguntas que possam ser respondidas com "sim" ou "não" (por exemplo, "É uma forma de entretenimento?", "Envolve truques?", "Precisa de habilidades especiais?"). A equipe tem um tempo limite para adivinhar a palavra. Em seguida, as equipes trocam de papéis.
Exemplo: Equipe 1: Escolhe a palavra "baralho" Equipe 2: Faz perguntas como "É usado em truques de mágica?", "Tem 52 cartas?", "Pode ser embaralhado?", "É um objeto comum em cassinos?" até adivinhar a palavra.
Atividade 4: Jogo de Memória
Escreva palavras relacionadas à prestidigitação em cartas ou pedaços de papel e embaralhe-os. Em seguida, coloque-os com a face para baixo em uma mesa e peça aos participantes para encontrar os pares correspondentes, virando duas cartas por vez. O participante com mais pares corretos no final do jogo é o vencedor.
Exemplo: Cartas com as palavras "cartola", "coelho", "trapaça", "varinha mágica", "chapéu", "palco", "ilusionismo", "prestidigitação", "truque", "mágico" etc.