📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Percorre-los
Atividade 1: Caça-palavras Monte um caça-palavras com a palavra "percorre-los" e outras palavras relacionadas ao tema. Peça para os alunos encontrarem as palavras escondidas na grade e circulá-las.
Exemplo de grade:
P E R C O R R E L O S C H D F G H J M N B L K J H G F D S A Q A Z X C V B N M L K R T Y U I O P E R T R E W Q A S D F E R E R T Y U I O P A S L K J H G F D S A Q
Palavras relacionadas: caminho, trajeto, percorrido, andarilho, explorador, aventura, itinerário, viagem.
Exercício 1: Completar frases Distribua folhas com frases incompletas relacionadas ao tema. Peça para os alunos completarem as frases usando a palavra "percorre-los".
Exemplo de frases:
- O explorador decidiu ___ para descobrir novos lugares.
- A trilha é longa, mas vale a pena ___.
- Quando viajo de carro, gosto de ___ para conhecer as cidades.
- O atleta ___ rapidamente durante a competição.
- Para fazer o exercício, é preciso ___ todo o percurso.
Exercício 2: Corrida de obstáculos Divida a turma em equipes e monte uma corrida de obstáculos com cones, bambolês, cadeiras e outros objetos. Cada equipe deve escolher um representante para percorrer o percurso e chegar ao final. O desafio é que o representante deve percorrer o percurso caminhando com os pés presos em sacos de lixo.
Jogo 1: Jogo da memória Faça cartas com imagens relacionadas ao tema, como mapas, pés caminhando, sinais de trânsito, entre outros. Coloque as cartas viradas para baixo e peça para os alunos virarem duas cartas de cada vez, tentando encontrar as imagens iguais. O aluno que fizer mais pares ganha o jogo.
Jogo 2: Dominó Monte um jogo de dominó com imagens relacionadas ao tema, como sapatos, bússolas, bicicletas, estradas, etc. Cada aluno recebe um número de peças e deve encaixá-las na mesa, seguindo as regras do jogo. O aluno que ficar sem peças primeiro ganha o jogo.
Jogo 3: Adivinhas Divida a turma em equipes e faça adivinhas relacionadas à palavra "percorre-los". A equipe que acertar mais adivinhas ganha o jogo.
Exemplo de adivinha:
O que é que anda, anda, anda e nunca sai do lugar? R: O relógio.
O que é que fazemos toda vez que vamos a algum lugar? R: Percorremos o caminho.