📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Magoar-te
Atividade 1: Complete a frase Peça aos alunos para completarem a frase "Magoar-te é..." com palavras que expressem diferentes emoções, como tristeza, raiva, decepção, entre outras. Por exemplo, "Magoar-te é como uma faca no coração", "Magoar-te me faz sentir uma pessoa horrível". Em seguida, peça que expliquem o motivo de terem usado essas palavras.
Exercício 1: Identificando emoções Dê aos alunos algumas situações em que alguém pode se sentir magoado, como ser traído por um amigo, ser rejeitado em um relacionamento, receber críticas injustas, entre outras, e peça para identificarem as emoções envolvidas. Por exemplo, traição pode causar raiva, decepção e tristeza. Essa atividade ajuda a entender melhor o que está por trás da palavra "magoar".
Jogo 1: Palavras associadas Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo elabore uma lista de palavras que possam estar associadas à palavra "magoar-te". As palavras podem ser sentimentos, situações ou ações. Por exemplo, sentir-se desvalorizado, ser ofendido, ou ter expectativas frustradas. Depois que cada grupo tiver sua lista, o jogo consiste em cada grupo apresentar uma palavra de sua lista, e os demais grupos precisam dizer se essa palavra também está em sua lista ou não. O grupo que acertar mais palavras associadas ganha.
Atividade 2: Descrevendo a situação Peça aos alunos para escreverem uma história curta em que alguém se sente magoado. A história deve conter detalhes que permitam aos leitores entenderem o que causou essa dor e como a pessoa se sentiu. Em seguida, os alunos podem compartilhar suas histórias com a turma e discutirem sobre as diferentes situações que podem levar alguém a se sentir magoado.
Exercício 2: Identificando os sentimentos Dê aos alunos algumas frases de pessoas magoadas e peça para que identifiquem as emoções que estão expressas nessas frases. Por exemplo, "Eu não acredito que você fez isso comigo!" pode expressar raiva e decepção ao mesmo tempo. Essa atividade ajuda a compreender como sentimentos diferentes podem estar misturados em uma situação de magoa.
Jogo 2: Quebrando o ciclo de magoa Divida a turma em grupos e peça para cada grupo elaborar uma lista de ações que podem ajudar a quebrar o ciclo da magoa. Depois que cada grupo tiver sua lista, o jogo consiste em cada grupo apresentar uma ação, e os demais grupos precisam dizer se essa ação pode ajudar a quebrar o ciclo ou não. O grupo que apresentar mais ações que possam ajudar a quebrar o ciclo da magoa ganha. Essa atividade ajuda a pensar em soluções para situações de conflito e magoa entre pessoas.