📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Lembrarei-me
Atividade 1 - Complete a frase
Peça aos alunos para completarem a frase "Lembrarei-me...", escrevendo algo que eles gostariam de lembrar mais ou que eles precisam se lembrar com mais frequência. Por exemplo: "Lembrarei-me de estudar todos os dias".
Exercício 1 - Memorização
Escreva a palavra "Lembrarei-me" em um papel e deixe-o visível para os alunos por alguns minutos. Em seguida, retire o papel e peça aos alunos para escreverem a palavra de memória. Para tornar o exercício mais desafiador, aumente o tempo de exposição da palavra e/ou acrescente outras palavras ao lado da mesma.
Jogo 1 - Forca
Jogue o jogo da forca com a palavra "Lembrarei-me". Escreva traços no quadro de acordo com o número de letras da palavra e peça aos alunos para tentarem adivinhar as letras corretas. Cada letra incorreta adiciona uma parte do desenho do enforcado. Se os alunos descobrirem a palavra antes do enforcado, eles vencem.
Atividade 2 - Frases de lembrança
Distribua pequenos pedaços de papel para cada aluno e peça para eles escreverem uma frase que os ajude a lembrar de algo. Por exemplo: "Não esqueça de ligar para a mamãe" ou "Lembre-se de trazer o livro". Em seguida, peça para cada aluno ler sua frase em voz alta e espalhe todos os pedaços de papel pelo chão. Os alunos devem caminhar aleatoriamente pelo ambiente e, quando você disser "parem", eles devem pegar o papel mais próximo e ler a frase em voz alta para a turma.
Exercício 2 - Associação de palavras
Escolha algumas palavras relacionadas a "Lembrarei-me", como "memória", "recordação", "relembrar" e "lembrança". Em seguida, misture essas palavras com outras que não tenham relação alguma, como "banana", "sol" e "cadeira". Peça aos alunos para identificarem as palavras relacionadas a "Lembrarei-me" e discutirem como elas estão associadas.
Jogo 2 - Jogo da memória
Faça cartões com a palavra "Lembrarei-me" escrita em um lado e uma imagem relacionada a algo que você precisa se lembrar no outro lado. Por exemplo, uma imagem de um livro pode significar "lembre-se de estudar". Espalhe os cartões com as imagens para baixo e peça aos alunos para virarem dois cartões por vez, tentando encontrar as combinações corretas entre a palavra e a imagem relacionada. O aluno que encontrar mais combinações corretas vence o jogo.