Genesaré é uma palavra que se refere a uma região geográfica na Palestina, mencionada em alguns relatos bíblicos do Novo Testamento. Alguns exemplos de uso da palavra Genesaré incluem:
"Jesus então partiu dali e foi para a região de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananéia, que viera daquela região, clamava: 'Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada'. Mas Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos, aproximando-se dele, rogaram-lhe: 'Atende-lhe o pedido, pois vem clamando atrás de nós'. Ele, porém, respondeu-lhes: 'Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel'. Então, aproximando-se ela, o adorava, dizendo: 'Senhor, socorre-me!' Mas ele lhe disse: 'Não é bom pegar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos'. E ela respondeu: 'Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos'. Então Jesus lhe afirmou: 'Mulher, grande é a tua fé! Seja-te feito como desejas'. E, desde aquela hora, sua filha ficou curada. E Jesus, saindo dali, se dirigiu para as margens do mar da Galileia, indo para a região de Genesaré" (Mateus 15:21-29).
"E aconteceu que, apertado pela multidão, Jesus subiu a uma pequena embarcação, de onde ensinava as multidões que se apinhavam em terra. Quando acabou de falar, disse a Simão: 'Avança para as águas mais profundas e lançai as vossas redes para pescar'. Simão lhe respondeu: 'Mestre, trabalhamos a noite toda e nada pescamos; mas, por causa da tua palavra, lançarei as redes'. E, fazendo assim, apanharam uma quantidade tão grande de peixes que as redes começaram a romper-se. Então fizeram sinal aos companheiros, que estavam em outra barca, para que viessem ajudá-los. E eles vieram e encheram ambas as barcas, de tal modo que quase afundaram. E Simão Pedro, vendo isso, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: 'Senhor, afasta-te de mim, pois sou um homem pecador!' Pois estava atônito, tanto ele como todos os que estavam com ele, por causa da pesca que haviam feito. E assim também Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: 'Não temas; doravante serás pescador de homens'. E, tendo levado as barcas para terra, deixaram tudo e o seguiram. Aconteceu que, em seguida, Jesus foi para a cidade de Genesaré, onde curou muitos doentes e expulsou muitos demônios" (Lucas 5:1-15).
"E, passando Jesus dali, viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me'. E ele, levantando-se, seguiu-o. E aconteceu que, estando Jesus à mesa na casa de Mateus, eis que muitos publicanos e pecadores vieram e se recostaram com ele e seus discípulos. E, tendo os fariseus visto isso, disseram aos seus discípulos: 'Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?' Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: 'Os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento'. E aconteceu que, enquanto ele falava essas coisas, eis que aproximou-se dele um chefe de sinagoga, e prostrou-se diante dele, dizendo: 'Minha filhinha acabou de morrer; mas vem e impõe a tua mão sobre ela, e ela viverá'. E Jesus, levantando-se, o seguiu, e assim também seus discípulos. E eis que uma mulher que havia doze anos sofria de um fluxo de sangue, e que havia gastado tudo o que tinha com os médicos, sem obter cura, aproximou-se dele por trás e tocou a orla de sua vestimenta. Pois dizia consigo mesma: 'Se eu tão-somente tocar a sua vestimenta, ficarei curada'. Jesus, porém, voltando-se e vendo-a, disse-lhe: 'Tem confiança, filha; a tua fé te curou'. E, desde aquele momento, a mulher ficou curada. Chegando Jesus à casa do chefe de sinagoga, e vendo os flautistas e os que faziam grande barulho, disse-lhes: 'Retirai-vos, porque a menina não está morta, mas dorme'. E riram-se dele. Então, tendo feito sair