📚 Qual a História da palavra Federação?
A palavra "federação" deriva do latim "fœdera", que significa "aliança", "tratado" ou "liga". A Federação é uma forma de organização política em que vários Estados se unem voluntariamente para formar uma entidade maior, mantendo ainda a sua autonomia.
A primeira federação do mundo foi a Confederação Helvética, criada em 1291. No entanto, o primeiro exemplo de uma federação moderna foi a Confederação Norte-Americana, criada em 1776. A Confederação Norte-Americana foi formada por 13 colônias que se rebelaram contra o domínio britânico e se proclamaram independentes.
A ideia de uma federação também esteve presente na Revolução Francesa. Na época, o país estava dividido em vários departamentos, que eram administrados por uma assembleia de representantes. A ideia de uma federação francesa foi proposta pelo abade Sieyès, mas não foi aceita pelos outros revolucionários.
No século XIX, a ideia de uma federação ganhou força na Europa. Em 1815, foi criada a Confederação Germânica, que reunia vários Estados alemães. A Confederação Germânica foi dissolvida em 1866, quando os Estados alemães se uniram para formar o Império Alemão.
Em 1867, foi criada a Confederação Austro-Húngara, que reunia os reinos da Áustria e da Hungria. A Confederação Austro-Húngara foi dissolvida em 1918, após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial.
A ideia de uma federação também esteve presente na Revolução Russa de 1917. Na época, o país estava dividido em várias repúblicas, que eram administradas por um conselho de representantes. A ideia de uma federação russa foi proposta pelo líder bolchevique Vladimir Lenin, mas não foi aceita pelos outros revolucionários.
A Federação Russa foi criada em 1991, após a dissolução da União Soviética. A Federação Russa é uma federação de 83 repúblicas, que se uniram voluntariamente para formar uma entidade maior.