📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Expela
Atividade 1: Jogo de Palavras Material necessário: papel e caneta Número de jogadores: 2 ou mais
Instruções: 1. Cada jogador escreve a palavra "expela" no topo de uma folha de papel. 2. Os jogadores têm um minuto para escrever o maior número possível de palavras que possam ser formadas usando as letras da palavra "expela". 3. As palavras devem ter pelo menos duas letras e não podem usar uma letra mais de uma vez, a menos que essa letra apareça mais de uma vez na palavra original. 4. Quando o tempo acabar, os jogadores comparam suas listas e recebem um ponto para cada palavra única que escreveram.
Exemplo de palavras possíveis: pale, pexa, lepe, axe, pala, axé, elpe, expel.
Exercício 1: Preenchimento de lacunas Material necessário: papel e lápis Número de jogadores: individual
Instruções: 1. Escreva uma frase ou uma pequena história que contenha a palavra "expela". 2. Apague a palavra "expela" da frase e deixe uma linha em branco em seu lugar. 3. Peça ao aluno que preencha a lacuna com a palavra correta. 4. Verifique as respostas do aluno juntos.
Exemplo de frase: "O médico pediu para que o paciente ___ o ar dos pulmões com força."
Exercício 2: Jogo de memória Material necessário: papel e caneta Número de jogadores: 2 ou mais
Instruções: 1. Escreva duas vezes a palavra "expela" em dois pedaços separados de papel. 2. Em outras peças de papel, escreva outras palavras que rimam com "expela" (ex.: tigela, canela, janela, etc.). 3. Misture as peças de papel e coloque-as com a face para baixo na mesa. 4. Os jogadores jogam alternadamente, virando duas peças de papel de cada vez e tentando encontrar um par de palavras que rimam. 5. O jogador com mais pares no final do jogo é o vencedor.
Jogo 1: Jogo da forca Material necessário: papel e caneta Número de jogadores: 2 ou mais
Instruções: 1. Um jogador escolhe uma palavra que contém a palavra "expela". 2. Escreva um traço para cada letra da palavra escolhida. 3. Os outros jogadores têm que adivinhar as letras da palavra, uma de cada vez. 4. Se os jogadores acertarem uma letra que está na palavra, o jogador que escolheu a palavra escreve a letra na posição adequada. 5. Se os jogadores errarem, o jogador que escolheu a palavra desenha uma parte do corpo do personagem na forca (cabeça, corpo, braços, pernas, etc.). 6. Os jogadores continuam a adivinhar até que a palavra inteira seja adivinhada ou o personagem na forca esteja completo e o jogo termine.