📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Equipará
Atividade 1: Caça-palavras
Crie um caça-palavras com a palavra "equipará" e outras palavras relacionadas à atividade de equipar algo, como "acessórios", "ferramentas", "materiais", etc. Os alunos deverão encontrar todas as palavras escondidas no grid de letras.
Atividade 2: Dicionário de sinônimos
Peça aos alunos que encontrem sinônimos para a palavra "equipará" e as anotem em um caderno ou folha de papel. Em seguida, formem grupos e compartilhem seus achados. O objetivo é o de ampliar o vocabulário dos alunos e enriquecer seu repertório linguístico.
Atividade 3: Jogo de memória
Desenhe ou imprima imagens de objetos que precisam ser equipados, como uma bicicleta, um computador, uma cozinha, etc. Em seguida, recorte as imagens em pedaços e embaralhe-os. Divida a turma em duplas e distribua as peças do jogo. O objetivo é o de encontrar as peças correspondentes e formar a imagem completa do objeto equipado.
Exercício 1: Complete as frases
Peça aos alunos que completem as frases abaixo com a palavra "equipará".
a) Vamos precisar de um martelo para __ a parede. b) O técnico __ o laboratório com equipamentos de última geração. c) O fazendeiro __ seu trator com implementos agrícolas modernos. d) O piloto __ seu avião com equipamentos de segurança adicionais.
Exercício 2: Crie uma frase
Peça aos alunos que criem uma frase utilizando a palavra "equipará". A frase pode ser real ou fictícia, mas deve fazer sentido. Em seguida, leia as frases em voz alta e promova uma discussão sobre o significado das palavras.
Jogo 1: Jogo do Pictionary
No jogo do Pictionary, um jogador escolhe uma palavra e desenha-a num papel ou quadro. Os outros jogadores tentam adivinhar a palavra com base no desenho. Uma vez que a palavra tenha sido adivinhada, é a vez de outro jogador escolher uma palavra e desenhá-la.
Jogo 2: Jogo da Forca
No jogo da forca, um jogador escolhe uma palavra e escreve as letras em um quadro, mas sem revelar a palavra. Os outros jogadores têm que adivinhar a palavra escolhida, sugerindo letras uma por uma. Se uma letra sugerida estiver presente na palavra, o jogador que escolheu a palavra revelará sua posição, caso contrário, o jogador que sugeriu a letra será enforcado (literalmente, desenhando uma forca no quadro). O jogo continua até que a palavra tenha sido adivinhada ou até que o jogador tenha sido enforcado.