📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Enunciemos
Atividade 1: Caça-palavras
Escreva a palavra "Enunciemos" em letras grandes no topo de uma folha de papel. Em seguida, faça uma grade de 10x10 abaixo dela e preencha-a com letras aleatórias. Peça aos jogadores para encontrar a palavra "Enunciemos" na grade de letras.
Atividade 2: Perguntas e respostas
Peça a todos os jogadores que escrevam três perguntas que possam ser respondidas com a palavra "Enunciemos". Em seguida, cada jogador lê suas perguntas e os outros jogadores tentam responder. Por exemplo: - O que devemos fazer antes de resolver um problema matemático? - Como podemos comunicar uma ideia ou um conceito de forma clara? - Qual é o termo correto para o ato de expressar nossas ideias por meio da fala ou da escrita?
Exercício 1: Preenchimento de lacunas
Dê aos jogadores uma frase com uma lacuna que deve ser preenchida com a palavra "Enunciemos". Por exemplo: "Antes de começarmos a discussão, __ claramente o objetivo da reunião". Os jogadores devem preencher a lacuna com a palavra correta.
Exercício 2: Jogo do telefone sem fio
Divida os jogadores em dois grupos. O primeiro jogador de cada grupo recebe uma frase que deve ser comunicada ao jogador seguinte sem usar palavras. Por exemplo, "Enunciemos um tema para a apresentação". O primeiro jogador deve fazer gestos ou desenhos para que o segundo jogador possa entender a frase. O segundo jogador, por sua vez, deve comunicar a mesma frase para o próximo jogador apenas usando uma palavra. O processo continua até chegar ao último jogador, que deve dizer a frase completa.
Jogo 1: Scrabble
O Scrabble é um jogo de tabuleiro em que os jogadores formam palavras cruzando letras em um tabuleiro. Dê a cada jogador sete letras e peça que formem palavras com elas, incluindo a palavra "Enunciemos", se possível. Cada letra tem um valor, e o jogador com mais pontos no final do jogo vence.
Jogo 2: Forca
Escolha uma palavra, como "Enunciemos", e desenhe uma forca na lousa ou em um pedaço de papel. Peça aos jogadores para adivinharem as letras da palavra, uma de cada vez. Se acertarem, escreva-as no lugar correto. Se errarem, desenhe uma parte do corpo do bonequinho na forca. O jogo termina quando a palavra é adivinhada ou o bonequinho é completado.