📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Enforcavam
Atividade 1: Caça-Palavras Crie um caça-palavras com a palavra "enforcavam" e outras palavras relacionadas à época em que as pessoas eram enforcadas, como "forca", "condenados", "crimes", "justiça", entre outras.
Exemplo: E N F O R C A V A M C O N D E N A D O S C R I M I N O S O S F O R C A J U S T I Ç A P R I S Ã O
Atividade 2: Palavras Cruzadas Elabore uma cruzadinha com a palavra "enforcavam" e outras palavras relacionadas ao tema, como "forca", "corda", "condenado", entre outras.
Exemplo: Horizontal: 1. Lugar onde acontecia a execução por enforcamento 3. Pena aplicada a quem cometia um crime 4. Pedaço de corda utilizado para enforcar 7. Ato de tirar a vida de uma pessoa por meio de enforcamento
Vertical: 2. Pessoa que era condenada à morte por enforcamento 5. Ação de levantar a pessoa pela corda até que ela morresse 6. Morte por asfixia causada pelo enforcamento
Exercício 1: Complete as frases 1. Antigamente, as pessoas que cometiam crimes eram _____. 2. Para aplicar a pena de morte, utilizava-se uma _____. 3. A pessoa era levada até o local da execução e ______. 4. O ato de enforcar era considerado uma forma de ______.
Respostas: 1. enforcadas 2. corda ou forca 3. colocada na corda 4. aplicar a justiça
Jogo: Palavra Secreta Neste jogo, um jogador escolhe uma palavra relacionada ao tema (por exemplo: "enforcamento") e escreve na lousa ou em um papel a quantidade de traços correspondentes às letras da palavra (por exemplo: "11 traços" para a palavra "enforcamento").
Os outros jogadores, em ordem, vão sugerindo letras que possam estar presentes na palavra secreta. Se a letra sugerida estiver na palavra, o jogador que escolheu a palavra deve escrevê-la nos locais onde ela aparece na palavra secreta. Se a letra não estiver presente, o jogador deve desenhar parte do corpo de um bonequinho enforcado (por exemplo: cabeça, tronco, braço esquerdo, braço direito, perna esquerda, perna direita, olhos, boca, nariz).
O jogo termina quando todos os jogadores conseguirem adivinhar a palavra secreta ou quando o bonequinho estiver completo (enforcado). O jogador que descobrir a palavra secreta se torna o próximo a escolher a palavra.