📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Emplastras
Atividade 1: Caça-palavras
Nessa atividade, o objetivo é encontrar a palavra "emplastras" em um caça-palavras. Para isso, basta fornecer um tabuleiro de letras e as orientações (horizontal, vertical ou diagonal) em que a palavra está escondida.
Atividade 2: Preenchimento de lacunas
Essa atividade consiste em preencher lacunas em frases ou textos com a palavra "emplastras". Por exemplo:
- Quando me machuco, sempre preciso colocar _ para ajudar na cicatrização.
- O farmacêutico recomendou que eu usasse _ para tratar a queimadura.
- Minha avó costumava utilizar _ feitas de ervas para curar dores musculares.
Atividade 3: Corrida de palavras
Nessa atividade, os participantes devem formar uma fila e, quando o líder da atividade disser uma palavra relacionada ao tema (no caso, "emplastras"), o primeiro participante da fila deve falar uma palavra relacionada à anterior, e assim sucessivamente. Quem não conseguir pensar em uma palavra perde e sai da corrida. Exemplo:
Líder: Emplastras. Participante 1: Curativo. Participante 2: Band-aid. Participante 3: Ferida. Participante 4: Cicatrização. E assim por diante.
Exercício 1: Formação de palavras
Nesse exercício, os participantes devem formar o maior número possível de palavras utilizando as letras da palavra "emplastras". É possível usar todas as letras ou apenas algumas. Algumas possibilidades são: plastras, plasmas, salpeta, amealtrar, etc.
Exercício 2: Associação de ideias
Nesse exercício, os participantes devem associar ideias à palavra "emplastras". Por exemplo, pode-se pedir que os participantes falem o que vem à mente quando ouvem essa palavra. As respostas podem ser anotadas em um papel ou apresentadas em uma roda de conversa.
Jogo 1: Forca
Nesse jogo clássico, um participante escolhe uma palavra (ou frase) relacionada ao tema e os outros participantes devem adivinhar as letras que compõem a palavra. A cada letra errada, uma parte do desenho de um boneco é desenhada até que o boneco esteja completo.
Jogo 2: Dominó de palavras
Nesse jogo, os participantes devem formar uma sequência de dominó utilizando palavras relacionadas ao tema. Por exemplo, um dominó pode começar com a palavra "curativo" e terminar com a palavra "ferimento", e a próxima peça deve ter uma palavra que comece com a última letra da palavra anterior (ou seja, "o" nesse caso). O jogo continua até que todas as peças tenham sido jogadas.