📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Deixá-lo
Atividade 1: Encontre a palavra
Escreva a palavra "Deixá-lo" em um papel ou quadro. Divida a turma em grupos e peça para eles encontrarem o maior número de palavras formadas pelas letras dessa palavra em um tempo determinado. Ganha o grupo que encontrar mais palavras.
Exemplos: Lei, Lixo, Ladeira, Elo, Lá, Dela, Ela, Olá, Del, Olé, Adel, Lado, Aí, Led, Idol, Dó, Elado, etc.
Atividade 2: Pense Rápido
Organize a turma em um círculo e comece dizendo uma palavra que comece com a letra "D". O próximo participante deve dizer uma palavra que comece com a última letra da palavra dita anteriormente. Por exemplo: "Deixá-lo", "Obedecer", "Reciclar", "Ler", "Rato", "Ovelha", etc.
Atividade 3: Troca de palavras
Escreva a palavra "Deixá-lo" em um papel ou quadro. Divida a turma em dois grupos e peça para que cada grupo crie uma lista com palavras que podem substituir a palavra "Deixá-lo". Depois, os grupos devem trocar as listas e tentar formar frases com as palavras da outra equipe.
Exemplo: Grupo 1 cria a lista de palavras: permitir, liberar, autorizar, conceder. Grupo 2 cria a lista de palavras: deixar, abandonar, afastar, desprezar. Depois de trocarem as listas, as equipes podem formar frases como "É importante conceder liberdade aos filhos" ou "Não devemos desprezar aqueles que nos amam".
Jogo: Caça-palavras
Confeccione um caça-palavras com as seguintes palavras: permissão, conceder, deixar, afastar, liberar, desprezar. Os participantes devem procurar as palavras escondidas no meio das letras. Ganha quem encontrar todas as palavras primeiro.
Exemplo:
P E R M I S S Ã O A L E B R U C O N C E D E R L F T A F G U D E I X A R A O N S H G B W Q S E W I O L U Y T R E E B M X B O V Y X Z R T Y U I K E Q Z W X C V B N M L P R B T U I O P A S D F G A C V B N M L K J H G F
Atividade 4: Escreva frases com a palavra
Peça para os alunos escreverem frases com a palavra "Deixá-lo" em um caderno ou papel. Depois, eles podem compartilhar as frases em voz alta com a turma e discutir o significado de cada uma.
Exemplos: "Não podemos deixá-lo sozinho", "Devo deixá-lo escolher o que é melhor para ele", "Vou deixá-lo em paz agora", "Preciso deixá-lo ir", "Não posso deixá-lo tomar decisões ruins sozinho", etc.