Declináveis é o plural de declinável, que se refere a palavras que podem sofrer variação de caso, gênero e número na língua portuguesa. São exemplos de palavras declináveis os substantivos, adjetivos, pronomes e artigos.
Declináveis é o plural de declinável, que se refere a palavras que podem sofrer variação de caso, gênero e número na língua portuguesa. São exemplos de palavras declináveis os substantivos, adjetivos, pronomes e artigos.
Declináveis é o plural de declinável, que se refere a palavras que podem sofrer variação de caso, gênero e número na língua portuguesa. São exemplos de palavras declináveis os substantivos, adjetivos, pronomes e artigos.
Declináveis é uma palavra utilizada para descrever palavras que sofrem alteração em sua terminação conforme o caso gramatical a que se referem. São exemplos de declináveis os substantivos, adjetivos, pronomes e alguns numerais nas línguas que apresentam declinação, como o latim e o alemão. Em português, a declinação é menos evidente, mas ainda existem algumas variações morfológicas que podem ser consideradas declinação, como a dos pronomes pessoais retos e oblíquos.
Variáveis, flexionáveis, conjugáveis, inflexíveis, imutáveis.
Os antônimos da palavra "declináveis" são:
A ortografia da palavra é "declináveis" e sua pronúncia é /dek.li.'na.veis/.
Adjetivo.
C-D-L-N-S-V
E-I
Sievánilced
Declin
De-cli-ná-veis.
A sílaba tônica da palavra "declináveis" é "ná".
O singular da palavra Declináveis é "Declinável".
Declináveis não tem uma forma específica no feminino, pois é uma palavra que não se refere a gênero, mas sim à uma característica gramatical. É utilizada para se referir a palavras que sofrem variação de caso, número e gênero, como os substantivos, adjetivos e pronomes. Portanto, não há uma versão feminina de "declináveis".
O masculino da palavra Declináveis é Declináveis mesmo, pois essa palavra não possui gênero, é um adjetivo uniforme.
O infinitivo da palavra "declináveis" é "declinar".
Declinando.
O particípio passado da palavra "declináveis" é "declináveis" mesmo. A palavra declináveis é um adjetivo no plural e não tem variação de particípio passado.
A palavra Declináveis tem: 11 letras
Jogo de memória: escreva diversos substantivos declináveis e suas formas declinadas (nominativo, genitivo, dativo, acusativo) em cartões diferentes. Embaralhe os cartões e coloque-os virados para baixo em uma mesa. Cada jogador deve virar dois cartões por vez e tentar encontrar as formas declinadas correspondentes aos substantivos.
Jogo de tabuleiro: crie um tabuleiro com diversas casas marcadas com substantivos declináveis e suas formas declinadas. Os jogadores devem jogar um dado e avançar nas casas. Quando caírem em uma casa, devem declinar o substantivo que está escrito nela. Se acertarem, avançam mais uma casa. Se errarem, ficam parados na casa em que estão.
Atividade de preenchimento: dê aos alunos uma lista de substantivos declináveis e peça que preencham suas formas declinadas em uma tabela. Depois, podem checar as respostas com o professor ou em um livro de gramática.
Exercícios de tradução: dê aos alunos frases em português com substantivos declináveis e peça que os traduzam para outras línguas, como inglês, espanhol ou alemão. Assim, praticam não só as formas declinadas em português, mas também em outras línguas.
Jogo das palavras cruzadas: crie uma cruzadinha com substantivos declináveis e suas formas declinadas. Os alunos devem preencher a cruzadinha com as formas corretas.
Atividade de identificação: escreva diversas frases em português com substantivos declináveis e peça aos alunos que identifiquem as formas declinadas presentes em cada frase.
Exercícios de preenchimento de lacunas: dê aos alunos frases em português com lacunas que devem ser preenchidas com formas declinadas corretas de substantivos declináveis.
As palavras em português são divididas em duas categorias: as Declináveis e as não-declináveis.
Os adjetivos e substantivos são exemplos de palavras declináveis, pois mudam sua forma de acordo com o gênero, número e caso.
Os verbos também são declináveis, uma vez que apresentam diferentes formas para cada pessoa, tempo e modo verbal.
Em algumas línguas, como o latim e o grego antigo, a maioria das palavras é declinável, o que significa que mudam de forma para indicar suas funções gramaticais.
Alguns idiomas modernos, como o alemão e o russo, também possuem um alto grau de declinabilidade, com diversos casos gramaticais que afetam a forma das palavras.