📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Debitará
Atividade 1: Caça-palavras Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a débito, incluindo a palavra "debitará". Peça aos alunos para encontrarem as palavras no caça-palavras e depois escreverem uma frase com cada uma das palavras encontradas.
Exemplo de palavras para o caça-palavras: débito, débito automático, cartão de débito, saldo devedor, débito em conta, débito direto, etc.
Atividade 2: Preenchendo o extrato bancário Dê aos alunos um extrato bancário fictício com algumas transações e saldos. Peça-lhes para preencher o extrato com informações sobre as transações que resultarão em débito em sua conta. Os alunos devem incluir valores, datas e descrições das transações, além de indicar se a conta foi debitada ou creditada.
Exemplo de transações que resultam em débito: compras com cartão de débito, pagamento de boletos, transferências bancárias, pagamento de taxas, etc.
Exercício 1: Completando as frases Dê aos alunos algumas frases relacionadas a débito que estão incompletas. Peça-lhes para completarem as frases com a palavra adequada. Inclua a palavra "debitará" em algumas das frases.
Exemplo de frases: O banco ___ minha conta para cobrir um débito não autorizado; Se eu usar o cartão de débito, o valor da compra __ imediatamente; Se eu não tiver fundos suficientes na conta, a instituição financeira ____ uma taxa.
Jogo 1: Jogo do Banco Divida a turma em duas equipes e dê a cada equipe um conjunto de cartas numeradas de 1 a 10. Peça a cada equipe para escolher um representante para jogar o jogo. O objetivo do jogo é obter a maior pontuação possível sem ultrapassar 21.
O representante da primeira equipe deve escolher uma carta e dizer se prefere receber um débito ou um crédito correspondente ao valor da carta. Se a equipe escolher um débito, o representante deve subtrair o valor da carta do total de pontos da equipe. Se a equipe escolher um crédito, o representante deve adicionar o valor da carta ao total de pontos da equipe.
O representante da segunda equipe deve fazer o mesmo, alternando-se com o representante da primeira equipe. A equipe que conseguir chegar mais perto de 21 sem ultrapassar a pontuação ganha o jogo. Se uma equipe ultrapassar 21, perde automaticamente.