📚 Qual o Significado da palavra Cutânea?
Cutânea é um adjetivo que se refere à pele ou à derme. É usado para descrever algo que está relacionado à pele ou que afeta a pele. Por exemplo, uma infecção cutânea é uma infecção que afeta a pele.
Cutânea é um adjetivo que se refere à pele ou à derme. É usado para descrever algo que está relacionado à pele ou que afeta a pele. Por exemplo, uma infecção cutânea é uma infecção que afeta a pele.
Cutânea é um adjetivo que se refere à pele ou à derme. É usado para descrever algo que está relacionado à pele ou que afeta a pele. Por exemplo, uma infecção cutânea é uma infecção que afeta a pele.
Cutânea é um adjetivo que se refere à pele ou à epiderme do corpo humano ou animal. A palavra é frequentemente usada para descrever condições como infecções, alergias, erupções cutâneas e outras doenças que afetam a pele. Por exemplo, uma infecção cutânea é uma doença que afeta a pele e pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos.
A palavra cutânea vem do latim "cutaneus" que significa "pertencente à pele". A palavra surgiu no latim clássico e ao longo do tempo foi sendo utilizada na medicina para designar tudo que está relacionado à pele, como por exemplo, doenças cutâneas, infecções cutâneas, lesões cutâneas, entre outros.
A pele é o maior órgão do corpo humano e possui diversas funções, como proteção contra agentes externos, regulação da temperatura corporal, percepção sensorial e imunidade. Por isso, é muito importante estudar e compreender tudo que está relacionado à pele, e a palavra cutânea é amplamente utilizada nesse contexto.
Os antônimos da palavra "cutânea" são "interna", "endógena" ou "profunda".
Ortografia: Cutânea Pronúncia: ku-ta-NE-ah
Adjetivo.
C-N-T
A-E-U
Aenâtuc
Cutane
Cutânea é separada em duas sílabas: cu-tâ-nea.
A sílaba tônica da palavra cutânea é "tâ".
O singular da palavra cutânea é cutânea. É uma palavra que não sofre alteração em sua forma no singular e no plural.
A palavra cutânea já está no feminino. Ela se refere a algo relacionado à pele, que é um órgão do sistema tegumentar encontrado em ambos os sexos, masculino e feminino. Portanto, não há necessidade de se usar uma forma diferente para o feminino dessa palavra.
O masculino da palavra Cutânea é Cutâneo.
O infinitivo da palavra Cutânea é "cutanear". No entanto, é importante ressaltar que "cutânea" é um adjetivo e não um verbo, portanto não tem um infinitivo.
Cortando.
No entanto, é importante lembrar que "cutânea" é um adjetivo e, tecnicamente, não possui uma forma verbal de gerúndio. O gerúndio é uma forma verbal que expressa ação em andamento, e os adjetivos não têm essa função gramatical.
A palavra Cutânea tem: 7 letras
Jogo da Forca: Escreva a palavra "Cutânea" em um papel e faça o jogo da forca com as crianças. Para cada letra errada, desenhe uma parte do corpo do enforcado.
Quiz: Elabore um quiz sobre a função da pele cutânea. Faça perguntas como "Qual é a principal função da pele cutânea?"; "O que é a camada subcutânea da pele?"; "Quais são os principais tipos de glândulas presentes na pele?".
Quebra-cabeça: Imprima uma imagem da estrutura da pele e corte em pedaços. Peça para as crianças montarem o quebra-cabeça e explicarem as funções de cada camada da pele.
Caça-palavras: Elabore um caça-palavras com palavras relacionadas à pele cutânea, como "derme", "epiderme", "glândulas sudoríparas", "glândulas sebáceas", "pêlos", entre outras.
Desenho: Peça para as crianças desenharem a estrutura da pele cutânea e indicarem as principais funções de cada camada.
Exercício de escuta: Faça uma atividade de escuta, em que as crianças devem identificar os diferentes sons produzidos pela pele cutânea, como o som produzido ao bater palmas, ao esfregar as mãos ou ao fazer pressão com os dedos.
Investigação científica: Proponha uma investigação sobre a pele cutânea, em que as crianças devem pesquisar sobre os diferentes tipos de pele (seca, oleosa, mista, sensível), as principais doenças da pele e como cuidar da pele para mantê-la saudável.