Tudo Sobre a Palavra "Culpando-me"

A palavra "culpando-me" é uma forma verbal do verbo "culpar", que significa atribuir a responsabilidade ou a culpa por algo a alguém. Portanto, "culpando-me" significa que alguém está se responsabilizando ou se culpando por algo que aconteceu ou por algo que fez.

📚 Qual o Significado da palavra Culpando-me?

A palavra "culpando-me" é uma forma verbal do verbo "culpar", que significa atribuir a responsabilidade ou a culpa por algo a alguém. Portanto, "culpando-me" significa que alguém está se responsabilizando ou se culpando por algo que aconteceu ou por algo que fez.

📚 Qual a definição da palavra Culpando-me?

A definição da palavra "culpando-me" é a ação de atribuir a responsabilidade ou culpa de algo a si mesmo. É uma expressão que denota autoacusação ou autocrítica.

📚 Qual o Sinônimo da palavra Culpando-me?

  • Acusando-me
  • Responsabilizando-me
  • Caçoando-me
  • Pondo-me a culpa
  • Atribuindo-me responsabilidade
  • Incriminando-me
  • Castigando-me
  • Condenando-me.

📚 Qual o Antônimo da palavra Culpando-me?

Absolvendo-me, inocentando-me, isentando-me.

📚 Qual a Ortografia e como se pronuncia a palavra Culpando-me?

Ortografia: Culpando-me

Pronúncia: kool-pan-duh-mee

📚 Qual a classe gramatical da palavra Culpando-me?

Culpando-me é formado por dois elementos: o verbo "culpando" e o pronome oblíquo "me". Assim, podemos classificar "culpando-me" como um VERBO transitivo direto, cujo objeto direto é representado pelo pronome "me".

📚 Quais as consoantes da palavra Culpando-me?

C-D-L-M-N-P

📚 Quais as vogais da palavra Culpando-me?

A-E-O-U

📚 Como se escreve a palavra Culpando-me ao Contrário?

Em-odnapluc

📚 Qual o radical da palavra Culpando-me?

Culp

📚 Como se separa a palavra Culpando-me?

Culpan-do-me.

📚 Qual a Silaba tônica da palavra Culpando-me?

A sílaba tônica da palavra "Culpando-me" é "dan".

📚 Qual o singular da palavra Culpando-me?

O singular da palavra "culpando-me" é "culpando-me". "Culpar" é um verbo transitivo direto, que tem como objeto direto "me" (no caso, a primeira pessoa do singular). Portanto, não há um singular para essa palavra, pois ela já está no infinitivo e se refere a uma ação contínua de alguém que está se culpando por algo.

📚 Qual o feminino da palavra Culpando-me?

Culpando-me não tem forma feminina específica, já que é uma forma verbal que indica a ação de culpar a si mesmo, e não tem gênero gramatical. No entanto, se considerarmos a palavra "culpa" como um substantivo, a forma feminina seria "culpando-meia", mas essa palavra não é comum nem usada na linguagem usual.

📚 Qual o masculino da palavra Culpando-me?

O masculino da palavra "culpando-me" é "culpando-me", pois não há diferença de gênero nesse caso. A palavra é utilizada da mesma forma para homens e mulheres.

📚 Qual o Infinitivo da palavra Culpando-me?

O infinitivo da palavra Culpando-me é "culpar".

📚 Qual o Gerúndio da palavra Culpando-me?

Culpando-me é a forma presente do verbo culpar na primeira pessoa do singular mais o pronome reflexivo "me". O gerúndio seria "culpando".

📚 Qual o Particípio Passado da palavra Culpando-me?

O particípio passado da palavra "culpando-me" é "culpado".

📚 Quantas letras tem a palavra Culpando-me?

A palavra Culpando-me tem: 11 letras

📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Culpando-me

  1. Jogo de associação de palavras: Peça aos participantes para associar palavras relacionadas ao sentimento de culpa, como "erro", "arrependimento", "culpa", "remorso". Em seguida, peça para que formem frases com a palavra "culpando-me".

  2. Exercício de reflexão: Peça aos participantes para escreverem sobre uma situação em que se sentiram culpados e como lidaram com esse sentimento. Em seguida, faça uma roda de conversa para que compartilhem suas experiências.

  3. Atividade de dramatização: Divida os participantes em grupos e peça para que criem uma cena em que um personagem se culpa por algo. Depois, apresentem as cenas para o restante do grupo e debatam sobre o tema da culpa.

  4. Jogo da responsabilidade: Cada participante deve pegar uma bola e jogá-la para outro participante, dizendo algo positivo que essa pessoa fez recentemente. O último participante deve jogar a bola para o primeiro, mas ao invés de um elogio, ele deve assumir a responsabilidade por algo que fez errado e dizer "eu me culpo por...". O jogo continua até que todos tenham assumido a responsabilidade por algo.

  5. Exercício de meditação: Peça aos participantes para fecharem os olhos e se concentrarem em sua respiração. Em seguida, peça para que visualizem uma situação em que se sentiram culpados. Peça para que se perdoem e soltem o sentimento de culpa, visualizando-o saindo do corpo como uma fumaça escura. Em seguida, peça para que visualizem uma cena em que se sintam em paz e felizes.

📚 Quais exemplos de Uso da palavra Culpando-me?

  1. Eu estava sempre Culpando-me pelo fracasso do meu projeto.
  2. Ele ficou irritado e começou a Culpando-me pelos erros que tinham sido cometidos.
  3. Depois de refletir sobre a minha atitude, comecei a Culpando-me pela briga que tive com meu amigo.
  4. Ela estava sempre Culpando-me pela sua infelicidade.
  5. Eu estava me culpando pelo meu comportamento impulsivo na festa.

📚 Exemplos de Frases com a palavra Culpando-me

  • Estou com medo, não sei o que fazer! Se te conto é capaz de estragar nossa amizade. Mas se deixar você ficar com outra sem saber o que eu realmente sinto por ti, eu iria ficar Culpando-me a vida inteira, mas... tenho muito medo de te perder! Cansei de ficar calada quero te dizer isso, mas não consigo! Sei que é errado gostar de você, mas, tu se tornou uma pessoa muito especial na minha vida! Me ensinou a crescer e parar de ser mimada, me deixou claro que preciso assumir meus erros e que não preciso ser perfeita, todos tem erros que nunca vão conseguir dominar! Eu te amo e muito! marina muller
  • Não conseguia diferenciar o real do imaginário! Os medos foram fabricados pelo meu consciente ou inconsciente? Nunca tive medo dessas criações fabricadas pela minh’alma, contudo o medo consumiu até a última célula do meu corpo inebriado por consolo social legalmente prescrito, porém mal gerenciado por minhas angústias de outras vidas, se quer houve outra vida. Clamei por todos os tipos de ajudas possíveis, do inreal construído pelo coletivo cultural aos falsos amigos e amores momentâneos de uma época frutífera. Enfim acabei novamente nos braços maternos, Culpando-me por ferir novamente o único ser que me almeja o bem e o bom nesta vida. Cloves NAJ

Imagem para compartilhar no Stories e Status do Instagram e TikTok

Imagem para compartilhar no Stories e Status do Instagram e TikTok Clique para baixar essa Imagem

Compartilhe:

Imagem para compartilhar no Facebook, Feed do Instagram, Whatsapp e Telegram

Imagem para compartilhar no Facebook, Feed do Instagram, Whatsapp e Telegram Clique para baixar essa Imagem

Compartilhe:

Fale Conosco

Comentários