📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Criticar-me
Atividade 1: Carta de auto-aceitação
Escreva uma carta para si mesmo, pedindo desculpas por todas as vezes em que se criticou. Faça um exercício de auto-aceitação, valorizando suas qualidades e sua individualidade. Tente se enxergar com mais amor e compaixão.
Exemplo:
"Querido(a) eu,
Hoje, eu quero pedir desculpas por todas as vezes em que te critiquei, julguei e fui tão dura(o) com você. Eu agora me vejo claramente, e sei o quão cruel e desnecessário isso foi.
Eu reconheço suas qualidades e seus talentos, e me orgulho de quem você é. Eu vejo como você é forte, corajoso(a) e determinado(a), e quero que você saiba que eu apoio você incondicionalmente.
Eu vou te amar e aceitar todos os dias da minha vida, e espero que você possa me perdoar por todas as vezes em que não foi assim.
Com amor e carinho, (seu nome)"
Exercício 1: Reconhecendo suas qualidades
Faça uma lista de todas as suas qualidades, características e habilidades. Tente focar no que há de bom em você, deixando de lado todas as críticas e autodepreciações. Leia essa lista para si mesmo todos os dias, lembrando-se do quanto você é especial e único.
Exemplo:
- Sou uma pessoa amorosa e gentil
- Tenho habilidade em resolver problemas
- Sou criativo e inovador
- Tenho uma voz linda para cantar
- Sou bom em matemática e raciocínio lógico
Jogo 1: "Afirmações positivas"
Esse jogo consiste em um exercício de autoafirmação. Uma pessoa começa dizendo uma afirmação positiva sobre si mesma, e a outra deve continuar com outra, e assim por diante, até que todos tenham dito pelo menos uma afirmação.
Exemplo:
- Eu sou muito inteligente
- Eu sou uma pessoa muito engraçada
- Eu sou bom em ouvir os outros
- Eu sou excelente em cozinhar
- Eu sou bonito(a) e atraente
O objetivo do jogo é fortalecer a autoestima e trazer mais positividade para a vida de cada um. É importante lembrar que as afirmações devem ser coerentes com a realidade, e não apenas inventadas para agradar aos outros.