📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Continentais
Atividade 1: Jogo de associação de palavras
Material necessário: cartões com o nome de cada continente (América, Europa, África, Ásia, Oceania)
Objetivo: associar cada continente com um adjetivo que o caracterize
Instruções:
Distribua os cartões com o nome de cada continente entre os participantes.
Explique que cada participante deve pensar em um adjetivo que caracterize o continente que está segurando e escrever em um papel.
Em seguida, cada participante deve ler o adjetivo que escreveu em voz alta e todos os outros devem tentar adivinhar qual continente é.
Exemplo: Participante A segura o cartão com o nome "América" e escreve o adjetivo "diversa". Os outros participantes tentam adivinhar qual continente é.
Exercício 1: Caça-palavras
Material necessário: folha de papel com um caça-palavras com os nomes dos continentes (América, Europa, África, Ásia, Oceania)
Objetivo: encontrar todos os nomes dos continentes no caça-palavras
Instruções:
Distribua a folha com o caça-palavras para cada participante.
Explique que o objetivo é encontrar todos os nomes dos continentes que estão escondidos no caça-palavras.
Dê um tempo limite para que os participantes tentem encontrar todos os nomes.
Ao final do tempo, revele onde estão os nomes que não foram encontrados.
Exemplo de caça-palavras:
A M É R I C A F R I C A B S I A C E I U E U O O P C E A U
Resposta: América, Europa, África, Ásia, Oceania
Jogo 1: Jogo da memória
Material necessário: cartões com o nome e uma imagem representativa de cada continente (América - mapa, Europa - Torre Eiffel, África - leão, Ásia - templo budista, Oceania - canguru)
Objetivo: encontrar o maior número de pares de cartões
Instruções:
Disponha os cartões com os nomes e imagens dos continentes virados para baixo sobre a mesa.
O primeiro jogador vira dois cartões. Se eles forem iguais (mesmo nome e mesma imagem), ele ganha os cartões e pode continuar jogando. Se não forem iguais, ele deve virar os cartões de volta e é a vez do próximo jogador.
O jogo continua até que todos os pares de cartões tenham sido encontrados.
O jogador que tiver encontrado o maior número de pares de cartões é o vencedor.
Exemplo de cartões:
América - imagem de um mapa da América Europa - imagem da Torre Eiffel África - imagem de um leão Ásia - imagem de um templo budista Oceania - imagem de um canguru