📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Comprazer-se
Atividade 1: Caça-Palavras
Monte um caça-palavras com palavras relacionadas ao verbo "comprazer-se". Coloque as palavras em diagonal, horizontal e vertical. Deixe as instruções para que as pessoas encontrem as palavras.
Palavras sugeridas: prazer, deleite, satisfação, regozijo, contentamento, alegria.
Exemplo:
C O N T E N T A M E N T O R E G O Z I J O O L G O D E L E I T E A R E M S T S A T I S F A Ç Ã O P R A Z E R R H M T T F F C Y E A L B Z A L E G R I A I A I S
Atividade 2: Associação de Palavras
Escreva a palavra "comprazer-se" no centro de um papel e faça uma lista de palavras que se relacionam com ela. Escreva as palavras ao redor da palavra central. Por exemplo, para a palavra "comprazer-se", você pode relacionar as palavras deleite, satisfação, alegria e prazer.
Atividade 3: Perguntas e Respostas
Faça uma lista de perguntas relacionadas ao verbo "comprazer-se". Divida as pessoas em grupos e faça as perguntas. A equipe que responder corretamente mais perguntas ganha.
Algumas perguntas sugeridas:
- Qual é a diferença entre prazer e satisfação?
- Quais são as coisas que lhe dão prazer na vida?
- O que significa "comprazer-se"?
- Como podemos nos comprazer sem prejudicar os outros?
- Qual é a importância de se comprazer de vez em quando?
Jogo 1: Adivinhação de Palavras
Escolha palavras relacionadas ao verbo "comprazer-se" e escreva uma dica para elas. Por exemplo, para a palavra "deleite", você pode dar a dica: "É uma palavra que significa grande prazer ou satisfação."
As pessoas tentam adivinhar qual é a palavra com base na dica. Aqueles que responderem corretamente ganham pontos.
Jogo 2: Jogo da Velha com Palavras
Jogue o jogo da velha, mas em vez de usar X e O, use palavras relacionadas ao verbo "comprazer-se". Por exemplo, o jogador 1 pode usar "prazer" e o jogador 2 pode usar "regozijo". O objetivo é conseguir três palavras em sequência.
Jogo 3: Mímica de Palavras
Escolha palavras relacionadas ao verbo "comprazer-se" e escreva-as em pedaços de papel. Em seguida, divida as pessoas em equipes e peça a uma pessoa de cada equipe para escolher um papel e representar a palavra por mímica. A equipe que adivinhar corretamente ganha pontos.