📚 Qual a História da palavra Autonomia?
A palavra autonomia tem origem no termo grego a?t???µ?a, composto pelos termos a?t?? (autós, "si mesmo") e ??µ?? (nomos, "lei"). A autonomia é, portanto, a capacidade de um indivíduo de se governar a si mesmo, de acordo com suas próprias leis.
O conceito de autonomia surgiu na Grécia Antiga, com os filósofos pré-socráticos, como Parmênides e Heráclito, que defendiam que o ser humano deve ser capaz de se governar a si mesmo, sem a intervenção de deuses ou outras figuras externas.
A ideia de autonomia foi retomada pelos filósofos do período helenístico, como Epicuro e Estoicos, que a utilizaram para defender a liberdade individual e o autocontrole.
O conceito de autonomia também foi abordado pelos filósofos medievais, como Tomás de Aquino, que o utilizou para defender a liberdade humana.
No século XVIII, o conceito de autonomia foi retomado pelos filósofos iluministas, como Jean-Jacques Rousseau e Immanuel Kant, que o utilizaram para defender a liberdade individual e a autonomia do Estado.
No século XIX, o conceito de autonomia foi abordado pelos filósofos do movimento romântico, como Friedrich Schiller e Johann Wolfgang von Goethe, que o utilizaram para defender a liberdade criativa e a autonomia do artista.
No século XX, o conceito de autonomia foi abordado pelos filósofos da Escola de Frankfurt, como Theodor Adorno e Max Horkheimer, que o utilizaram para criticar a dominação do homem sobre si mesmo e a sociedade.
Atualmente, o conceito de autonomia é utilizado em diversas áreas, como a filosofia, a psicologia, a sociologia e a política, para defender a liberdade individual e o autocontrole.