📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Atribularás
Atividade 1: Caça-palavras
Crie uma caça-palavras com a palavra "Atribularás" e outras palavras relacionadas ao estresse, ansiedade e preocupação, como "preocupação", "angústia", "desespero", "tensão", "aflição", "nervosismo", "inquietação", "agonia", "sofrimento", "angústia".
Atividade 2: Completando a frase
Peça aos alunos para completar a seguinte frase: "Eu me atribularás quando..." e escrever o que os deixa ansiosos, estressados ou preocupados. Depois, discuta em grupo sobre maneiras de lidar com esses sentimentos.
Exercício 1: Respiração controlada
Explique para os alunos a técnica de respiração controlada para aliviar o estresse e a ansiedade. Peça para eles praticarem seguindo as instruções:
- Inspire profundamente pelo nariz, contando até 4;
- Segure o ar por 4 segundos;
- Expire lentamente pela boca, contando até 4;
- Repita por algumas vezes até se sentir mais relaxado.
Exercício 2: Relaxamento muscular progressivo
Explique para os alunos a técnica de relaxamento muscular progressivo para aliviar o estresse e a tensão. Peça para eles praticarem seguindo as instruções:
- Sente-se confortavelmente e feche os olhos;
- Contraia os músculos dos pés e segure a contração por 5 segundos;
- Solte os músculos dos pés e sinta a diferença de tensão e relaxamento;
- Repita o processo com os músculos das pernas, abdômen, peito, braços, pescoço e rosto;
- Quando terminar, respire profundamente por alguns minutos.
Jogo 1: Jogo da palavra chave
Divida os alunos em grupos e distribua cartas com palavras relacionadas ao estresse, ansiedade e preocupação. Em rodadas, cada grupo escolhe uma carta e deve formular uma frase contendo a palavra chave. Os outros grupos devem tentar adivinhar qual é a palavra chave da frase. O grupo que acertar marca pontos.
Jogo 2: Jogo de simulação
Divida os alunos em grupos e peça para cada grupo criar uma situação estressante ou preocupante, como perder um voo, esquecer algo importante em casa, lidar com uma grande fila, entre outros. Depois, cada grupo deve simular a situação e os outros grupos devem tentar ajudar a resolvê-la, dando sugestões criativas e práticas. O grupo que resolver a situação da forma mais eficiente e criativa marca pontos.