📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Apaixonaria
Atividade 1: Preenchimento de lacunas
Preencha as lacunas com a forma correta do verbo apaixonar no tempo e modo indicados.
1) Eu __ por ela desde a primeira vez que a vi. (pretérito imperfeito do indicativo)
2) Se você se ____ por ele, não deixe escapar essa chance. (futuro do presente do indicativo)
3) Nós nos ___ facilmente por pessoas que compartilham nossos interesses. (presente do indicativo)
4) Ela se ___ por um rapaz que mora na mesma rua dela. (pretérito perfeito do indicativo)
5) Se eu não tivesse me __ por ele, não estaria aqui agora. (particípio passado)
Exercício 1: Caça-palavras
Encontre as palavras relacionadas com apaixonaria no caça-palavras abaixo:
S E X O G W X A P A I X O N A R I A G E R
Jogo 1: Verdade ou desafio
Em um jogo de verdade ou desafio, um jogador escolhe entre responder a uma pergunta verdadeira ou cumprir um desafio. Cada jogador deve elaborar uma pergunta para o jogador seguinte, e assim sucessivamente. As perguntas podem ser sobre vários assuntos, incluindo amor e relacionamentos. Para manter o tema, as perguntas podem ser como "Você já se apaixonou por alguém que nunca conheceu pessoalmente?", "Você prefere se apaixonar ou permanecer solteiro?", etc.
Atividade 2: Criação de poesia
Escreva um poema ou uma canção sobre o amor e a paixão, usando a palavra apaixonaria como inspiração. Não há regras rígidas, mas tente se expressar usando técnicas literárias, como rimas, aliterações, metáforas e similares.
Exercício 2: Expressões idiomáticas
Complete as expressões idiomáticas abaixo, que apresentam apaixonar ou paixão:
1) Estou ____ de amor por ela.
2) Ele é um ____ incurável.
3) Vivi um ___ avassalador com ele.
4) Ela ___ à primeira vista.
5) Não se pode ___ de duas pessoas ao mesmo tempo.
Jogo 2: Jogo de memória
Neste jogo de memória, os jogadores devem combinar pares de cartas que apresentam palavras relacionadas à apaixonaria, como amor, paixão, romance, coração, etc. Cada jogador deve virar duas cartas por vez, tentando encontrar duas que correspondam. O jogador com mais pares ao final do jogo vence.