📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Antevejais
Atividade 1: Caça-palavras
Crie um caça-palavras com a palavra “Antevejais” e outras palavras relacionadas ao tema que você está trabalhando em sala de aula. Peça para os alunos encontrarem as palavras no caça-palavras.
Atividade 2: Montando palavras
Entregue aos alunos as letras da palavra “Antevejais” embaralhadas e peça para eles montarem a palavra. Depois, peça para eles criarem outras palavras usando as mesmas letras.
Atividade 3: Palavras cruzadas
Crie uma palavras cruzadas com a palavra “Antevejais” e outras palavras relacionadas ao tema que você está trabalhando em sala de aula. Peça para os alunos preencherem as lacunas com as palavras corretas.
Exercício 1: Completando as frases
Peça para os alunos completarem as frases abaixo com a palavra “Antevejais”.
a) Quando eu _ o futuro, sinto-me mais tranquilo. b) Vocês devem _ as possíveis consequências das suas ações. c) Se _ um problema, resolva-o o quanto antes. d) Nunca _ o que as pessoas podem estar pensando ou sentindo. e) É importante __ o sucesso, mas não se esqueça dos seus valores.
Exercício 2: Substituindo palavras
Substitua as palavras em negrito pelas palavras “Antevejais” e “Antecipais”. Depois, escreva as frases no caderno.
a) Quando você _ o que vai acontecer, pode se preparar melhor. b) Se você _ um problema, pode evitá-lo antes que ele ocorra. c) Não adianta se arrepender depois, é importante que você _ as consequências das suas ações. d) Se você _ as necessidades do seu cliente, pode antecipar suas demandas. e) Antes de tomar uma decisão, é importante que você __ os riscos envolvidos.
Jogo: Caixa mágica
Coloque em uma caixa ou sacola várias palavras relacionadas ao tema que você está trabalhando em sala de aula, incluindo a palavra “Antevejais”. Peça para um aluno tirar uma palavra aleatoriamente e dar uma dica para que os outros alunos adivinhem a palavra. O aluno que adivinhar a palavra ganha um ponto. Em seguida, outro aluno tira outra palavra e assim por diante. Quem fizer mais pontos, ganha o jogo.