📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Anormalidades
Atividade 1: Associação de palavras
Organize uma lista de palavras relacionadas a anormalidades, como por exemplo: deformidades, mutações, distúrbios, anomalias, irregularidades, entre outras. Peça aos participantes que associem cada palavra a uma possível causa ou origem da anormalidade.
Exemplo: Deformidades - podem ser causadas por acidentes, doenças congênitas, etc.
Atividade 2: Identificação de anomalias
Mostre uma série de imagens de pessoas, animais ou objetos que apresentem alguma anomalia. Peça aos participantes que identifiquem qual é a anomalia em cada caso e qual poderia ser a causa ou origem dela.
Exemplo: Uma pessoa com vitiligo - a anomalia é a perda de pigmentação da pele, que pode ser causada por fatores genéticos ou autoimunes.
Exercício 1: Classificação de anomalias
Apresente uma lista de anomalias e peça aos participantes que classifiquem cada uma delas em diferentes categorias, como por exemplo: anomalias genéticas, anomalias adquiridas, anomalias físicas, anomalias mentais, entre outras.
Exemplo: Síndrome de Down - é uma anomalia genética caracterizada pela presença de um cromossomo extra no par 21.
Exercício 2: Identificação de sintomas
Dê uma lista de sintomas relacionados a possíveis anomalias ou doenças e peça aos participantes que identifiquem qual anomalia ou doença pode estar relacionada a cada sintoma.
Exemplo: Dor nas articulações - pode ser um sintoma de artrite, osteoporose, fibromialgia, entre outras anomalias ou doenças.
Jogo 1: Bingo de anomalias
Crie cartelas de bingo com diferentes anomalias e peça aos participantes que identifiquem cada anomalia chamada durante o jogo. O participante que preencher sua cartela primeiro, ganha o jogo.
Exemplo: Cartela de bingo com anomalias como displasia, anemia falciforme, escoliose, transtornos de ansiedade, entre outras.
Jogo 2: Perguntas e respostas
Crie um jogo de perguntas e respostas sobre anomalias, com diferentes níveis de dificuldade. Os participantes devem responder as perguntas corretamente para acumularem pontos. O participante com mais pontos ao final do jogo, ganha.
Exemplo: Qual é a anomalia que causa a perda de pigmentação da pele? Resposta: Vitiligo.