📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Acrescentavas
Atividade 1: Encontre as palavras escondidas
Esconda a palavra "acrescentavas" em um quadro de letras e peça aos alunos para encontrá-la. Você também pode adicionar outras palavras relacionadas ao tema para tornar a atividade mais desafiadora.
Atividade 2: Preencha as lacunas
Forneça uma frase ou uma história que contenha a palavra "acrescentavas" e peça aos alunos para preencher as lacunas com a palavra apropriada. Isso ajudará a reforçar o significado da palavra e sua ortografia.
Atividade 3: Crie seu próprio jogo de palavras
Peça aos alunos para criar seu próprio jogo de palavras usando a palavra "acrescentavas". Eles podem criar um caça-palavras, um jogo de forca ou um jogo de cruzadinha para que seus colegas resolvam.
Exercício 1: Complete as frases
Apresente algumas frases contendo a palavra "acrescentavas" e peça aos alunos para completá-las. Em seguida, discuta com a turma sobre a funcionalidade da palavra na frase.
Exemplo: Eu ____ açúcar na minha xícara de chá todas as manhãs.
Resposta: Acrescentava
Exercício 2: Reescreva as frases
Peça aos alunos para reescreverem algumas frases contendo a palavra "acrescentavas" na terceira pessoa do singular ou plural. Isso ajudará a praticar a conjugação verbal e o uso correto da palavra em diferentes contextos.
Exemplo: Você acrescentava açúcar no seu chá todas as manhãs.
Resposta: Ele/ela/ eles/elas acrescentavam açúcar no chá todas as manhãs.
Jogo 1: Palavras em movimento
Escreva a palavra "acrescentavas" em um cartão e coloque-o em uma caixa. Os alunos devem pegar o cartão e, em seguida, criar uma ação ou gesto que represente a palavra. Quando os outros alunos adivinham corretamente, eles são chamados a fazer o mesmo.
Jogo 2: Bingo de palavras
Crie um cartão com várias palavras relacionadas ao tema, incluindo "acrescentavas". Em seguida, distribua cartões de bingo para os alunos com palavras embaralhadas. Quando uma palavra é chamada, os alunos devem marcar essa palavra em seus cartões de bingo. O primeiro aluno a completar uma linha ou um cartão inteiro ganha o jogo.