📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Abjurações
Atividade 1: Palavras cruzadas - Montar um jogo de palavras cruzadas onde as respostas sejam palavras relacionadas a abjurações, como "renúncia", "arrependimento", "desistência", "revogação", entre outras.
Exemplo:
| A | B | J | U | R | A | Ç | Õ | E | S | |---|---|---|---|---|---|---|---|---|---| | | | | | | | | | | | | | 1 | | | | 2 | | | | | | | | | 3 | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | 4 | | | | | | | | | | | | | | 5 | | | | | | | | | | 6 | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |
- Renúncia do cargo
- Abjuração de uma crença
- Arrependimento de um ato
- Revogação de uma lei
- Desistência de um projeto
- Anulação de um contrato
Exercício 1: Preenchimento de lacunas - Montar um texto com lacunas e pedir que os alunos preencham com palavras relacionadas a abjurações.
Exemplo:
A é o ato de renunciar publicamente a uma crença ou religião, geralmente associado a uma conversão a outra fé. Já a é um termo mais amplo, que pode se referir a qualquer ato de renúncia ou abandono de algo que era antes aceito ou defendido. Ambas podem ser vistas como uma forma de _, ou seja, de mudar de ideia sobre algo que antes se acreditava ou defendia.
Respostas: abjuração, abandono, arrependimento
Jogo 1: Batalha naval - Montar um jogo de batalha naval onde as coordenadas sejam palavras relacionadas a abjurações. Por exemplo, o jogador A coloca as palavras "abjuração", "renúncia" e "arrependimento" em diferentes coordenadas e o jogador B deve acertar as coordenadas corretas para afundar os navios.
Exemplo:
| | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | |---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---| | 1 | | | | | | | | | | | | 2 | | | | | | | | | | | | 3 | | | | | | | | | | | | 4 | | | | | | | | | | | | 5 | | | | | | | | | | | | 6 | | | | | | | | | | | | 7 | | | | | | | | | | | | 8 | | | | | | | | | | | | 9 | | | | | | | | | | | | 10| | | | | | | | | | |
Navio 1: abjuração (posições: A1, A2, A3) Navio 2: renúncia (posições: D4, E4, F4, G4) Navio 3: arrependimento (posições: I9, I10, J10)
O jogador B tenta acertar as coordenadas, por exemplo: "B2", "D4", "E4", "F4", "G4", "J10", etc. O jogador A deve responder "acertou" ou "errou". O jogo segue até que todos os navios sejam afundados.