📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Vende-se
Atividades:
1) Jogo de associação: escreva palavras ou frases relacionadas à venda em cartões separados, como "preço", "propaganda", "negociação", "cliente", "oferta", "estoque", "desconto", etc. Misture os cartões e peça aos alunos para encontrar as correspondências corretas.
2) Debate: Divida a turma em dois grupos: um a favor e outro contra a prática de "vende-se" em publicidades. Cada grupo deve apresentar seus argumentos para defender sua posição.
3) Escrita criativa: Peça aos alunos para escreverem uma propaganda criativa para vender um objeto ou serviço fictício, utilizando a expressão "vende-se" de forma inusitada.
Exercícios:
1) Complete as frases com "vende-se" ou "não vende-se":
a) Na loja de antiguidades, _____ objetos raros e valiosos. b) _____ bebidas alcoólicas para menores de idade. c) Na feira, _____ frutas frescas e verduras orgânicas. d) Em alguns países, _____ animais exóticos como animais de estimação.
2) Palavras cruzadas: crie um jogo de palavras cruzadas com palavras relacionadas à venda, como "comércio", "vendedor", "compra", "promoção", entre outras.
3) Caça-palavras: Esconda palavras relacionadas à venda em uma grade de letras e peça aos alunos para encontrá-las.
Jogos:
1) Jogo da negociação: Divida a turma em duplas e dê a cada uma um objeto para vender. Cada dupla deve decidir um preço para o objeto e tentar convencer a outra dupla a comprar pelo preço proposto. Ganha a dupla que conseguir vender o objeto pelo maior valor.
2) Jogo da propaganda: Peça aos alunos para criar uma propaganda criativa para vender um objeto fictício. Cada aluno deve apresentar sua propaganda para a turma e a turma deve escolher a mais criativa.
3) Tabuleiro da venda: Crie um tabuleiro com diferentes espaços que representam etapas do processo de venda, como "prospecção de clientes", "negociação de preços", "fechamento do negócio". A cada jogada, os jogadores devem enfrentar um desafio relacionado àquela etapa da venda. O jogador que chegar ao final do tabuleiro primeiro, vence.