📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Macios
Atividade 1: Caça-palavras de palavras macias - Crie uma grade de caça-palavras com palavras macias, como "algodão", "pom-pom", "amortecedor", "travesseiro", "espuma" e "fofo". - Desafie os alunos a encontrar todas as palavras na grade no menor tempo possível. - Depois que a grade for concluída, peça aos alunos que escolham cinco palavras e as usem em frases completas.
Exercício 1: Jogo de memória de texturas macias - Crie cartas com imagens de várias texturas macias, como algodão, penas, lã, espuma e pelúcia. - Coloque as cartas com a imagem virada para baixo e misture-as. - O jogador deve virar duas cartas de cada vez, tentando encontrar duas cartas iguais. Se as cartas forem iguais, o jogador as mantém e continua jogando. Se as cartas não forem iguais, o jogador deve virá-las novamente e tentar novamente. - O jogador com mais pares no final do jogo é o vencedor.
Jogo 1: Corrida de ovos macios - Divida a turma em equipes. - Cada equipe recebe um ovo cru e um saco de marshmallows macios. - O objetivo é transportar o ovo de um lado da sala para o outro usando apenas o saco de marshmallows para segurar o ovo. - A equipe que conseguir transportar o ovo sem quebrá-lo no menor tempo possível é a vencedora. - Para tornar o jogo mais desafiador, adicione obstáculos no caminho, como cones ou cadeiras.
Atividade 2: Desenho de objetos macios - Peça aos alunos que desenhem objetos macios, como nuvens, travesseiros, cobertores, pelúcias, entre outros. - Depois que os alunos terminarem de desenhar, faça uma exposição dos desenhos. - Discuta com a turma as diferentes texturas e materiais usados para criar a ilusão de maciez nos desenhos.
Exercício 2: Adivinhe a textura macia - Coloque vários objetos macios em uma caixa, como bolas de algodão, travesseiros, pelúcias, etc. - Um aluno deve colocar a mão na caixa e tentar adivinhar qual é a textura macia do objeto sem olhar. - Se o aluno adivinhar corretamente, ele pode escolher outro colega para tentar adivinhar. Se ele não acertar, outro aluno pode tentar adivinhar.
Jogo 2: Jogo da batata quente macia - Os alunos se sentam em um círculo e passam um objeto macio, como um travesseiro ou pelúcia, de mão em mão enquanto a música toca. - Quando a música parar, quem estiver segurando o objeto deve responder uma pergunta relacionada a palavras macias ou texturas macias. - Se o aluno acertar, ele ganha um ponto. Se ele errar, ele perde um ponto. - O jogo continua até que todos os alunos tenham tido a chance de responder uma pergunta. O aluno com mais pontos no final do jogo é o vencedor.