📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Doidos
Atividade 1: Associação de ideias Peça aos alunos para, em grupos, pensarem em palavras ou expressões que, para eles, estão relacionadas com a palavra “doidos”. Por exemplo: loucura, insensatez, riso, humor, mania, etc. Depois, cada grupo pode compartilhar suas ideias com a turma e discutir as diferentes conotações da palavra “doidos".
Exercício 1: Caça-palavras Crie um caça-palavras com palavras relacionadas com a palavra “doidos”. Os alunos devem encontrar as palavras escritas em diferentes direções e orientações no quadro. Exemplos de palavras: loucura, insensatez, riso, humor, mania, extravagância, etc.
Jogo 1: Charadas Divida a turma em grupos e prepare charadas relacionadas com a palavra “doidos”. Por exemplo:
- Sou uma coisa que todo doido tem, mas todo sábio tem pouco. O que sou?
- O que é que um doido faz na chuva?
- Por que um doido coloca uma escova de dente na janela?
Cada grupo deve ter um tempo para adivinhar as charadas e ganha pontos a cada acerto.
Jogo 2: Jogo da memória Crie um jogo da memória com imagens que representam a palavra “doidos". Por exemplo, uma imagem de um palhaço, uma camisa de força, uma risada, etc. Os alunos devem encontrar as imagens correspondentes em um jogo da memória.
Atividade 2: Escrita criativa Peça aos alunos para escreverem um texto criativo sobre um personagem “doido” que eles inventaram. O personagem pode ser engraçado, triste, assustador, ou qualquer coisa que a imaginação permitir. Eles podem descrever sua aparência, sua história, suas manias, etc.
Exercício 2: Completa a frase Escreva várias frases relacionadas com a palavra “doidos” incompletas. Por exemplo:
- O doido é uma pessoa que...
- As pessoas acham que sou doido porque...
- Para ficar mais doido, eu...
- Quando estou doido, gosto de...
Os alunos devem completar as frases com suas próprias ideias e compartilhar com a turma.
Jogo 3: Palavra proibida Escolha algumas palavras relacionadas com a palavra “doidos” e escreva em cartões. Escolha uma pessoa para ser o jogador que deve descrever as palavras aos outros jogadores sem usar a palavra proibida. Por exemplo, se a palavra proibida é “loucura”, o jogador deve descrever a palavra sem usar essa palavra. Os outros jogadores têm que adivinhar a palavra certa. Se o jogador usar a palavra proibida, ele perde um ponto. O jogador com mais pontos no final do jogo vence.