📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Crepitação
Atividade 1: Definições - Peça para os alunos pesquisarem o significado da palavra "crepitação" e escreverem uma definição resumida em um papel. - Em seguida, peça para cada um ler sua definição em voz alta e discutam juntos se há algum erro ou se faltou alguma informação importante.
Exercício 1: Sentidos - Peça para os alunos fecharem os olhos e você irá falar a palavra "crepitação" em voz alta. - Depois, eles deverão descrever o que imaginaram ou sentiram ao ouvir a palavra, usando pelo menos três sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar). - Exemplo: "Eu imaginei uma fogueira com muitas chamas e o som das madeiras queimando com um ruído de estalos. Senti o cheiro de fumaça e o calor do fogo."
Jogo 1: Associação - Em um papel, escreva diversas palavras que possam ser associadas à crepitação, como fogo, chamas, estalos, queima, calor, madeira, etc. - Divida a turma em grupos e peça para escolherem um jogador para começar a jogar. - O primeiro jogador sorteia uma das palavras do papel e deve falar uma frase associando a palavra sorteada com a crepitação. - O grupo adversário tem 30 segundos para tentar adivinhar a palavra sorteada. - Se acertar, o grupo marca um ponto. Se errar, o ponto é da equipe que sorteou a palavra. - A equipe que fizer mais pontos até o final do jogo vence.
Exercício 2: Histórias - Peça para os alunos sentarem em roda e escolha um tema para a história, como "aventura" ou "medo". - Comece a história com uma frase, utilizando a palavra crepitação, e passe a vez para o próximo aluno continuar a história com outra frase que siga a linha do tema. - A cada nova frase, o próximo aluno deve acrescentar um novo detalhe à história, utilizando a palavra crepitação pelo menos uma vez. - A atividade termina quando todos os alunos tiverem participado da história e ela tiver um desfecho.
Jogo 2: Charadas - Escreva algumas palavras que possam ser associadas com a crepitação em pequenos papéis (uma palavra em cada papel) e coloque em uma tigela. - Em grupos de duas pessoas, um jogador tira um papel da tigela e deve fazer mímicas para que o outro adivinhe a palavra escrita no papel, sem falar nada. - O jogador pode fazer mímicas como imitar chamas, estalar os dedos, esfregar as mãos, entre outras coisas que remetam à crepitação. - Se o outro jogador adivinhar a palavra corretamente, o grupo marca um ponto. - O grupo que fizer mais pontos até o final do jogo vence.