📚 Qual o Significado da palavra Cativo?
Cativo significa estar preso, aprisionado ou subjugado. Também pode ser usado para descrever algo que está sob controle ou influência de outra pessoa ou entidade.
Cativo significa estar preso, aprisionado ou subjugado. Também pode ser usado para descrever algo que está sob controle ou influência de outra pessoa ou entidade.
Cativo significa estar preso, aprisionado ou subjugado. Também pode ser usado para descrever algo que está sob controle ou influência de outra pessoa ou entidade.
Cativo é um adjetivo que se refere a algo ou alguém que está sob o domínio ou controle de outra pessoa, instituição ou coisa. É sinônimo de prisioneiro, detido, refém, escravo, subjugado, entre outros termos que denotam uma condição de limitação da liberdade ou de sujeição a um poder externo. O termo também pode ser utilizado para descrever animais que são mantidos em cativeiro, como aves em gaiolas ou mamíferos em zoológicos.
A palavra "cativo" tem origem no latim "captivus", que significa "prisioneiro" ou "capturado". A palavra surgiu durante o período da Roma Antiga e era utilizada para se referir a pessoas que haviam sido capturadas durante guerras ou conflitos.
Com o passar do tempo, o termo "cativo" foi ganhando novos significados e passou a ser usado para descrever qualquer pessoa que estivesse sob domínio ou controle de outra, seja por razões políticas, sociais ou econômicas.
Durante a época colonial, a palavra "cativo" foi bastante utilizada para se referir aos escravos africanos que eram comprados e vendidos como mercadorias pelos colonizadores europeus. Com o fim da escravidão, a palavra continuou a ser usada, mas passou a ter um sentido mais amplo, referindo-se a qualquer pessoa que esteja privada da liberdade, seja por motivos legais ou não.
Atualmente, a palavra "cativo" é frequentemente usada para se referir a pessoas que estão em situação de vulnerabilidade ou dependência, seja por motivos financeiros, emocionais ou psicológicos.
O significado idiomático da palavra "cativo" pode variar dependendo do contexto em que é utilizada. Geralmente, pode se referir a algo ou alguém que está sob o controle ou a influência de outra pessoa ou entidade. Por exemplo: "estar cativo de uma ideologia" significa estar preso a uma ideia ou crença de forma limitante.
Regionalmente, a palavra "cativo" é mais comum em Portugal e pode ser usada como sinônimo de prisioneiro ou detido. Já no Brasil, é menos utilizada nesse sentido e, quando o é, muitas vezes está associada a contextos históricos, como o período da escravidão.
Algemado, acorrentado, prisioneiro, detido, encarcerado, confinado, retido, aprisionado, subjugado
Os antônimos da palavra "cativo" são: livre, solto, desimpedido, desamarrado, independente, desligado, desapegado, desembaraçado, desobrigado, desafogado.
Ortografia: Cativo. Pronúncia: ka-ti-vo.
Substantivo ou Adjetivo.
C-T-V
A-I-O
Ovitac
Cativ
A sílaba tônica da palavra "cativo" é "ca".
O singular da palavra "cativo" é "cativo". Esta palavra não tem forma singular e plural diferentes.
A palavra feminina equivalente a "cativo" é "cativa".
O masculino da palavra Cativo é Cativo. Isso porque a palavra não tem gênero gramatical, sendo usada tanto para homens quanto para mulheres.
O infinitivo da palavra "cativo" é "cativar".
O gerúndio da palavra Cativo é Cativeiro.
O particípio passado da palavra cativo é "cativo". A palavra cativo é tanto um adjetivo quanto um substantivo, portanto, não tem um particípio passado irregular. O particípio passado é usado em tempos compostos, como o tempo perfeito, e a forma correta é "ter cativo" ou "estar cativo". Exemplo: "Ele tem cativo seu coração" ou "O prisioneiro estava cativo em sua cela".
A palavra Cativo tem: 6 letras
Atividade de escrita: Escreva uma história sobre um animal cativo em um zoológico e suas tentativas de escapar.
Exercício de vocabulário: Faça uma lista de sinônimos para a palavra cativo, como prisioneiro ou aprisionado.
Jogo de adivinhação: Desenhe ou imprima imagens de animais e faça os jogadores adivinharem quais são nativos e quais são cativos.
Atividade de arte: Peça aos alunos que criem uma arte sobre a vida selvagem e a importância de não mantê-los cativos.
Exercício de escrita criativa: Escreva uma carta imaginando que você é um animal cativo e está pedindo ajuda para escapar.
Jogo de caça-palavras: Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a animais cativos, como jaula, zoológico e gaiola.
Atividade de debate: Divida a turma em dois grupos e debata o tema "Animais devem ser mantidos em cativeiro?". Cada grupo deve apresentar argumentos a favor e contra.
Exercício de gramática: Peça aos alunos que criem frases com a palavra cativo em diferentes tempos verbais, como presente, passado e futuro.
Jogo da memória: Crie cartas com imagens de animais cativos e seus habitats naturais e peça aos jogadores que encontrem as combinações corretas.
Atividade de pesquisa: Faça uma pesquisa sobre animais cativos em cativeiros ao redor do mundo e apresente um relatório sobre os problemas associados ao tema.
O prisioneiro ficou Cativo por anos na cela.
O animal selvagem foi capturado e mantido Cativo no zoológico.
Os trabalhadores ficaram cativos na fábrica durante a greve.
O navio ficou Cativo na tempestade durante vários dias.
A mente do escritor ficou cativa pela história que estava escrevendo.
O país ficou Cativo das dívidas estrangeiras.
O povo foi Cativo da tirania do governo.
O homem ficou Cativo do seu vício em álcool.
A aldeia foi cativa do ataque dos bandidos.
A família ficou cativa da violência doméstica.