📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Bobagem
Atividade 1: Palavras relacionadas
Peça para as crianças escreverem ou dizerem palavras que possam ser relacionadas à palavra "bobagem". Por exemplo: besteira, bobeira, tolice, bagatela, etc. Depois, peça para que criem uma frase utilizando uma dessas palavras.
Exemplo: "Não faça bobagem na prova, estude bastante."
Atividade 2: Caça-palavras
Crie um caça-palavras com algumas das palavras relacionadas à "bobagem" que foram encontradas na atividade anterior. As crianças deverão encontrar as palavras e depois formar uma frase com cada uma delas.
Exemplo: A palavra "bobeira" está escondida no caça-palavras. Depois de encontrá-la, a criança pode criar a frase "Minha irmã disse uma grande bobeira durante o jantar."
Exercício 1: Associando palavras
Peça para as crianças escreverem palavras que elas considerem como "bobagem" em pequenos papéis (exemplo: "pular corda de olhos fechados", "tentar fazer malabarismos com frutas", "colocar a roupa do avesso sem querer"). Depois, peça para que as crianças peguem os papéis e tentem associar as palavras, criando uma frase engraçada.
Exemplo: "Eu estava pulando corda de olhos fechados e acabei colocando a roupa do avesso sem querer. Que bobagem!"
Exercício 2: Conte uma história
Peça para as crianças imaginarem uma história engraçada envolvendo a palavra "bobagem". Elas podem criar personagens, cenários, situações inusitadas e tentar contar a história em grupo ou individualmente.
Exemplo: "Era uma vez um macaco muito bobo que tentou escapar do zoológico pulando o muro de corda. Mas ele acabou ficando preso no topo e teve que esperar os bombeiros chegarem para resgatá-lo. Que bobagem!".
Jogo: Adivinhe a bobagem
Escolha algumas "bobagens" engraçadas e escreva cada uma delas em papéis separados. Misture os papéis e peça para cada criança escolher um, sem ler o que está escrito. Em seguida, cada criança deverá representar a "bobagem" que escolheu, sem falar uma palavra sequer. As outras crianças deverão tentar adivinhar o que está sendo representado. Ganha quem acertar mais "bobagens".
Exemplo: Uma "bobagem" seria fingir que está pescando em um parque, usando uma vara de pescar imaginária e fazendo movimentos exagerados. As outras crianças teriam que adivinhar que se trata de uma "bobagem".