📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Atentarem
Atividade 1: Caça-palavras Crie um caça-palavras com a palavra "atentarem" e outras palavras relacionadas à vigilância e alerta, como "observação", "vigilância", "alerta", "prevenção", etc. Peça para os alunos procurarem as palavras no caça-palavras.
Atividade 2: Preenchimento de lacunas Escreva algumas frases com a palavra "atentarem" e deixe lacunas para que os alunos preencham com palavras adequadas, como verbos no infinitivo, adjetivos, advérbios, etc. Por exemplo:
- É importante que os policiais _ aos sinais de perigo.
- Os bombeiros devem _ a qualquer sinal de incêndio.
- Os pais precisam estar sempre _ às necessidades dos filhos.
Atividade 3: Jogo de palavras Divida a turma em grupos e dê a cada grupo uma palavra relacionada à vigilância e alerta, como "atentarem", "observação", "vigilância", etc. Cada grupo deve pensar em outras palavras relacionadas à palavra que recebeu, como sinônimos, antônimos, palavras compostas, etc. Depois, os grupos se revezam para falar as palavras que pensaram. Se algum grupo falar uma palavra que outro grupo já falou, esse grupo perde um ponto.
Exercício 1: Complete as frases com "atentarem" ou "atentar" a) É importante que os motoristas _ para os pedestres na faixa de pedestres. b) Os alunos devem _ às explicações do professor. c) O juiz precisa _ aos detalhes do caso para tomar uma decisão justa. d) O filme é tão envolvente que eu não consigo _ a nada mais.
Exercício 2: Descubra o significado Escreva algumas palavras relacionadas à vigilância e alerta em cartões e misture. Peça para os alunos pegarem um cartão e dizer o significado da palavra. Se acertar, ganha um ponto. Algumas palavras possíveis: vigilância, observação, prevenção, atenção, alerta, cuidado, monitoramento, etc.
Jogo 1: Stop! Divida a turma em grupos. Escolha uma letra aleatoriamente e escreva na lousa. Os grupos devem pensar em palavras relacionadas à vigilância e alerta que comecem com a letra escolhida. Quando um grupo terminar, deve dizer "STOP!" e mostrar as palavras que pensou. Se alguma palavra repetir com outro grupo, o grupo que falou por último perde um ponto.
Jogo 2: Banco imobiliário da vigilância Crie um jogo de tabuleiro em que os jogadores devem comprar e vender propriedades relacionadas à vigilância e alerta, como câmeras de segurança, sistemas de alarme, guarda-costas, etc. Os jogadores devem pagar aluguel pelos imóveis que possuem e podem ser multados pela polícia se cometerem algum descuido com a segurança. O jogador que acumular mais dinheiro no final do jogo vence.