📚 Qual o Significado da palavra Apanagio?
A palavra "apanágio" refere-se a um privilégio ou benefício concedido a uma pessoa ou grupo, geralmente em termos de propriedade ou renda. Também pode se referir a uma herança ou patrimônio que é passado de geração em geração dentro de uma família nobre.
📚 Qual a definição da palavra Apanagio?
Apanágio é o direito ou privilégio de um membro da realeza ou de uma família nobre em receber uma propriedade ou renda anual do estado para sustentação de sua posição social e status. É também conhecido como "dote real" ou "dote nobre".
📚 Qual o Sinônimo da palavra Apanagio?
Herança, patrimônio, propriedade, possessão, legado.
📚 Qual a Ortografia e como se pronuncia a palavra Apanagio?
A ortografia correta da palavra é "apanágio". A pronúncia correta é /a.pa.'na.?ju/.
📚 Qual a Silaba tônica da palavra Apanagio?
A sílaba tônica da palavra "apanágio" é "na".
📚 Qual o singular da palavra Apanagio?
O singular da palavra Apanagio é Apanágio.
📚 Qual o feminino da palavra Apanagio?
Não há uma forma específica feminina para a palavra "apanágio", que é um substantivo masculino que se refere a um conjunto de bens ou propriedades que são dados a um príncipe ou nobre como parte do seu patrimônio. Como substantivos não possuem gênero em si mesmos, é possível usar a palavra no feminino para se referir a uma princesa ou nobreza feminina, como "o apanágio da princesa" ou "o apanágio da duquesa".
📚 Qual o masculino da palavra Apanagio?
O masculino da palavra Apanagio é Apanágio. A palavra não apresenta variação de gênero.
📚 Qual o Particípio Passado da palavra Apanagio?
O particípio passado da palavra Apanagio é Apanagiado.
📚 Quantas letras tem a palavra Apanagio?
A palavra Apanagio tem: 8 letras
📚 Quais exemplos de Uso da palavra Apanagio?
A palavra apanágio é utilizada principalmente para se referir a uma porção de terra, posses ou renda concedidas a um nobre ou membro da realeza por parte da coroa ou do Estado. Alguns exemplos de uso da palavra apanágio incluem:
- No século XIV, o Duque de Borgonha recebeu o apanágio de Flandres para governar como um estado independente.
- Durante a Idade Média, as terras e os castelos eram frequentemente concedidos como apanágios a filhos mais novos de famílias nobres.
- Na França, o apanágio era uma concessão feita pelo rei a um príncipe ou duque, que lhe garantia uma renda anual e uma certa autonomia política.
- O apanágio de um monarca pode ser visto como uma forma de dividir o poder e os recursos entre a família real, garantindo a estabilidade política e social.
- No Brasil, durante o período imperial, a princesa Isabel recebeu como apanágio a cidade de Petrópolis, onde construiu sua residência de verão.